Secretaria de Meio Ambiente colocará material à disposição da população para consulta pública, a fim de receber contribuições para a construção da versão final do novo guia

O morador de São Bernardo que deseja viver em uma cidade mais verde, com plantas adequadas e bem cuidadas, poderá colaborar com a construção da segunda edição do Guia de Arborização Urbana do município. Isso porque a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (Semas), em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), colocará o material à disposição da população para consulta pública deste domingo (21/9) até o próximo dia 21 de outubro: basta acessar o link https://saobernardo.sp.gov.br/web/sma/plano-arborizacao. As contribuições deverão ser enviadas para o e-mail semas.1@saobernardo.sp.gov.br no mesmo período.

A versão definitiva do Guia será lançada após o período de recebimento de sugestões da população por meio da consulta pública. O material é um instrumento técnico e de planejamento que reafirma o compromisso do município com a sustentabilidade, a qualidade de vida e a resiliência climática. “Cuidar das nossas árvores é cuidar do nosso futuro. Convido todos os cidadãos a conhecerem o Guia, participarem ativamente da consulta pública e se engajarem na construção de uma São Bernardo mais verde e resiliente”, destaca a prefeita Jessica Cormick.

Desenvolvido a partir do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), ferramenta inovadora no contexto das cidades brasileiras, que está em fase final de construção, o Guia apresenta de forma acessível, a todos os interessados na arborização, orientações práticas para o plantio, manejo e manutenção de árvores; critérios técnicos para escolha de espécies e locais de plantio; e diretrizes de gestão para integrar a arborização ao desenvolvimento urbano.

“Queremos que esta edição seja construída com a participação efetiva da população. Cada sugestão fortalece a política ambiental que estamos construindo em São Bernardo, ouvindo o morador, pois a missão de todos nós é garantir uma cidade mais equilibrada, justa e saudável”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos. 

Ruth pontua que a consulta pública é uma oportunidade para que cidadãos, instituições, empresas e entidades contribuam para aprimorar o documento, tornando-o ainda mais representativo das necessidades locais. “Com essa ação, São Bernardo reafirma seu compromisso de inovar na gestão e manejo da arborização urbana, promovendo justiça climática, bem-estar e participação social”, conclui a secretária.

*DIRETRIZES* – O Plano Diretor de Arborização Urbana, que deve ser concluído até o fim de setembro, tem como objetivo definir diretrizes e estratégias para o planejamento, implantação, manejo e conservação da arborização, de modo a aumentar a resiliência da cidade diante das mudanças climáticas – que têm provocado eventos extremos, como queimadas e tempestades -, qualificar a paisagem urbana e melhorar a qualidade de vida da população. 

Segundo a secretária de Meio Ambiente, no momento em que a nova agenda ambiental é a das mudanças climáticas, um olhar mais atualizado para a vegetação urbana é urgente, porque já se sabe que são estruturas naturais, elementos da natureza que vão auxiliar a sociedade a lidar com os eventos extremos e todos os seus impactos. 

“Hoje, árvores urbanas são vistas como solução para a construção de uma cidade resiliente frente a esses eventos. Por isso a importância do diálogo, de acolher a expectativa da população e também ser um espaço de formação, em que a gente possa levar essas questões para os moradores”, finaliza.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.