SÃO BERNARDO ACUMULA QUASE METADE DOS EMPREGOS DO ABC EM SETEMBRO

SÃO BERNARDO ACUMULA QUASE METADE DOS EMPREGOS DO ABC EM SETEMBRO

Levantamento do Caged aponta que cidade teve saldo de 1.312 postos de trabalho com carteira assinada, mantendo a posição de 4º melhor desempenho do ano no Estado

Com ações eficientes de geração de postos de trabalho e estímulo a novos negócios na cidade, São Bernardo, governada por Orlando Morando, concentra quase metade dos empregos formais no Grande ABC. É o que aponta levantamento de setembro do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quarta-feira (30/10) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, atrelado ao governo federal. O município registrou saldo positivo de 1.312 empregos com carteira assinada, o que representa 46% do total acumulado entre os sete municípios da região.

São Bernardo contabilizou 13.695 contratações ante 12.383 desligamentos em setembro, confirmando o ambiente favorável de interlocução com a iniciativa privada. O balanço atualizado pelo governo federal mantém a cidade na quarta melhor posição no Estado de São Paulo no acumulado do ano, atrás apenas da Capital, Guarulhos e Campinas. No período, o município da Grande São Paulo conta com mais de 11 mil empregos de saldo – resultado da diferença entre admissões e demissões -, sendo 125 mil contratações.

“Os números do Caged refletem o bom momento vivido por São Bernardo, que exerce a política de incentivo ao emprego entre as suas prioridades. A cidade é referência em ações efetivas que visam impulsar a criação de postos de trabalho, como a realização de feirões, assim como se tornou polo de atração de investimento privado, consolidando leis de incentivo, desburocratização e sem aumento de tributos municipais. Desta forma, temos colhido bons resultados”, frisou o prefeito Orlando Morando.

O mês de setembro culmina, inclusive, com o último feirão de aniversário da cidade, realizado no fim de agosto nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo. Voltado ao primeiro emprego, o evento foi o 12º nestes moldes, contabilizados a partir do feirão da Mulher, na Esplanada do Paço. De lá para cá, a cidade registrou ação também ligada ao Dia do Trabalho, da Inclusão (voltado a PCDs) e oportunidades de Natal, abrindo as portas, sobretudo, do Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy, mas também inaugurou versão no Ceitec (Centro de Inovação e Tecnologia), direcionado à saúde.

DESTAQUE – Dentro do saldo de 1.312 empregos computados em São Bernardo no mês de setembro, o destaque ficou com os setores de serviços, com 816 postos, e comércio, 245. Números consideráveis ainda na indústria, que contribuiu com saldo de 184 vagas.

ACUMULADO – De acordo com o Caged, São Bernardo aparece em cenário positivo também no levantamento dos últimos 12 meses. Entre outubro de 2023 e setembro de 2024, foram registrados 11,2 mil empregos no período.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.