SÃO BERNARDO ALCANÇA MAIOR PONTUAÇÃO DESDE 2017 NO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL

Cidade alcançou, neste ano, 81 pontos entre os municípios do Estado de São Paulo com mais de 500 mil habitantes, e integra categoria máxima da certificação
As ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Bernardo em 2025, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, garantiram à cidade a maior nota desde a adesão, em 2017, ao Programa Município VerdeAzul (PMVA), selo de qualidade ambiental concedido pelo Governo do Estado às prefeituras que demonstram compromisso e eficácia na implementação de políticas de sustentabilidade. Com os 81 pontos obtidos – foram 71 em 2024 -, São Bernardo alcançou a categoria máxima do PMVA e conquistou sua certificação no programa estadual.
Conforme o resultado da avaliação realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), São Bernardo se posicionou como melhor classificada entre as sete cidades do Grande ABC, já que Santo André alcançou 49 pontos e Ribeirão Pires, 61,5.
O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda da área nos municípios. As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretrizes norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: governança ambiental, adaptação às mudanças climáticas, educação ambiental, saneamento básico (água, esgoto e drenagem), resíduos sólidos, qualidade do ar e mitigação de gases do efeito estufa, biodiversidade, arborização urbana, recursos hídricos e zoneamento ecológico-econômico.
Em São Bernardo, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (SEMAS) é responsável por coordenar todos os trabalhos de articulação com as Secretarias Municipais que possuem ações vinculadas à agenda proposta pelo PMVA, de acordo com a respectiva atribuição, bem como pela organização e envio das informações ao Estado. Foram reunidos cerca de 113 documentos comprobatórios das atividades realizadas no período de análise.
ATUAÇÃO ESTRATÉGICA – “Esse resultado positivo é reflexo da atuação estratégica da gestão do prefeito Marcelo Lima. O Programa Município VerdeAzul reflete a atuação do município, em diversas pastas, na busca da melhoria da qualidade ambiental para os moradores e para a cidade. O esforço conjunto das secretarias, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, reforça a sintonia e o alinhamento necessário para avançarmos na busca de melhores resultados”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ronaldo Perrucci.
Como destaques que contribuíram para a pontuação alcançada por São Bernardo, são mencionadas a atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), a elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), a criação do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), além do sistema de gestão dos resíduos sólidos urbanos, que inclui coleta seletiva porta a porta em 100% da área urbana do município.
CERTIFICADO MUNICÍPIO VERDEAZUL – O selo é concedido aos municípios que atingem nota superior a 75 (setenta e cinco) pontos. Este certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada preferência na captação de recursos junto à SEMIL. O ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado, para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.


