SÃO BERNARDO APROFUNDA DEBATE CONTRA A FOME COM PROGRAMA ‘ALIMENTA CIDADES’

São Bernardo sediou nesta quinta-feira (15) uma oficina intersetorial da Estratégia Alimenta Cidades, iniciativa do Governo Federal voltada ao enfrentamento da insegurança alimentar em grandes centros urbanos. O município é um dos 60 selecionados para participar da ação de forma prioritária, com apoio do Instituto Comida do Amanhã.
Realizado na Câmara Municipal, o encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais, do Ministério do Desenvolvimento Social e da sociedade civil. A proposta foi identificar desafios locais e construir novas estratégias para ampliar o acesso à alimentação adequada até 2026.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça, a cidade já desenvolve ações efetivas de combate à fome, mas reconhece a necessidade de ampliar o alcance e a eficiência das políticas públicas. “Implantamos, em São Bernardo, ações e soluções para combater a fome. Temos como missão identificar quais são os desafios para propor novos projetos que garantam a todos os moradores, em especial aqueles em maior vulnerabilidade social, seus direitos, o que inclui a segurança alimentar”, frisou.
A secretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos, destacou a integração entre políticas ambientais e sociais. “O prefeito nos traz uma diretriz de trabalhar pelo diálogo constante, e não só na retórica. Nossas ações consideram o uso de todo o território, e é dessa forma que pensamos a produção alimentar”, disse Ruth, que completou: “Não há questão ambiental apartada do social, em especial as estratégias para a segurança alimentar”.
Dados apresentados por Helissa Moreira, analista do Ministério do Desenvolvimento Social, apontam que, em 2022, o Brasil tinha 33 milhões de pessoas com fome, sendo 27 milhões em áreas urbanas. “O Governo Federal pensa ações nas grandes cidades para tentar reduzir a insegurança alimentar e nutricional. Nesse sentido, fez parceria com o Instituto Comida do Amanhã para apoiar na implementação dessa estratégia nos municípios”, explicou.
Nesta sexta-feira (16), a equipe técnica do ministério e do Instituto Comida do Amanhã realiza visitas a hortas urbanas, ao Banco de Alimentos e ao Restaurante Bom Prato da cidade.
Na semana passada, a Prefeitura lançou o programa “1, 2 Feijão com Arroz”, aumentando de 500 para 700 o número de cestas básicas distribuídas mensalmente. A ação reforça os itens entregues e se soma às iniciativas como hortas comunitárias e três unidades do Bom Prato.
#alimentacaosaudavel #politicassociais #saobernardo