SÃO BERNARDO AVANÇA E ALCANÇA 80,3% DE ALUNOS NO NÍVEL DESEJÁVEL DE FLUÊNCIA DE LEITURA NO 2º ANO

Resultado de 2025 do programa Alfabetiza Juntos SP mostra que a cidade registrou melhora no número de alunos neste estágio na comparação com dados de 2024
Mais um avanço na Educação. Levantamento divulgado pelo Alfabetiza Juntos SP indica que São Bernardo alcançou 80,3% de alunos no nível desejável de Fluência de Leitura nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I – o resultado supera o estágio registrado em 2024, que foi de 78%. Esse é o diagnóstico, realizado no fim de 2025, pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
O estudo envolveu os 645 municípios de São Paulo. A Fluência Leitora é um dos elementos, entre outros, para se chegar à alfabetização, e é composta por velocidade de leitura, entonação e ritmo. O nível desejável de fluência aponta o potencial que poderá transformar-se em alfabetização. O diagnóstico foi realizado no fim do ano passado, e São Bernardo participou com 7.586 alunos, atingindo a taxa de participação de 93,8%.
“Importante destacar que, neste momento, estamos consolidando os resultados de alfabetização da Avaliação Externa Formativa do município que realizamos no encerramento de 2025, e com ambos resultados vamos inferir se São Bernado efetivamente conseguiu transformar o potencial de fluência leitora em alfabetização propriamente dita, que é a leitura com compreensão”, explicou o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, destacando que essa melhora é uma das metas estabelecidas pelo prefeito Marcelo Lima.
“Se o avanço no nível desejado de fluência significa alfabetização ou não, vai depender do trabalho realizado nas unidades escolares em 2025, e que será apresentado através dos resultados da Avaliação Formativa desenvolvida pela Secretaria de Educação de São Bernado, a qual estamos em fase final de conclusão”, concluiu o titular da pasta.
ALCANCE – Com alcance inédito em 100% das cidades paulistas, o programa Alfabetiza Juntos SP registrou em 2025 o recorde de mais de 330 mil crianças de até 7 anos que sabem ler e escrever na idade certa, ou três a cada quatro avaliadas. A avaliação final de 2025 foi aplicada a 432,3 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais, sendo 330,5 mil considerados alunos leitores.
Entre os alunos leitores, o programa estabelece o nível desejável de fluência para os que leram mais de 65 palavras, com 90% de precisão, em um minuto, e os iniciantes que conseguem ler 11 ou mais palavras, entre as quais, algumas possivelmente desconhecidas por elas, mesmo que seja de forma mais pausada, no padrão de sílaba por sílaba.
A avaliação foi aplicada pela Secretaria de Educação do Estado entre o fim de novembro e início de dezembro.

