SÃO BERNARDO CELEBRA JANEIRO BRANCO E ROXO COM ATIVIDADES NA REDE DE SAÚDE , TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
SÃO BERNARDO CELEBRA JANEIRO BRANCO E ROXO COM ATIVIDADES NA REDE DE SAÚDE , TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Ações de conscientização reforçam atenção à saúde mental e ao combate à hanseníase 

 A Prefeitura de São Bernardo vai ofertar, ao longo deste mês, atividades na rede de saúde para celebrar as campanhas do Janeiro Branco e do Janeiro Roxo. As ações de conscientização reforçam, respectivamente, a atenção à saúde mental da população e a luta pela eliminação da hanseníase.   

Para o Janeiro Branco, a rede de saúde mental vai promover rodas de conversas, práticas corporais e integrativas, entre outras, nos nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo é trabalhar as diversas formas de tratamento e prevenção de doenças mentais, especialmente para os pacientes e familiares que utilizam os serviços. Além dos nove Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), o município disponibiliza um Pronto Atendimento de Saúde Mental 24h, localizado na Rua Pedro Jacobucci, 470, na Vila Euclides.  

Durante a campanha de Janeiro Roxo, a Policlínica Centro – localizada na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Baeta Neves – reforçará a divulgação do programa permanente de combate à hanseníase, que atende, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O programa disponibiliza orientação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso aos pacientes. A equipe fará ainda grupos de conversa na sala de espera para alertar sobre a doença. No dia 18 de janeiro, será reforçada a ação de diagnóstico precoce da doença, no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro), das 8h às 14h.  

O prefeito Orlando Morando destaca que a estrutura da Saúde recebeu investimentos importantes nos últimos anos que colaboram para o combate destas e de outras doenças. “Estamos alinhados às políticas públicas de fortalecimento da nossa rede municipal de saúde e que fazem toda a diferença no acolhimento dos nossos pacientes, seja na saúde mental ou na rede especializada. Os investimentos são constantes”, explicou o chefe do Executivo.  

TRATAMENTO NA REDE – Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple explica que a pessoa que suspeitar de hanseníase deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, onde será avaliada. “No caso de hanseníase, já no acolhimento da UBS o paciente recebe orientações e se confirmada a suspeita é encaminhado à equipe de tratamento do programa de combate à doença, na Policlínica Centro”.  

SINTOMAS – A hanseníase é causada pela infecção da bactéria Mycobacterium leprae. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença pode ser curada com terapia medicamentosa e com tratamento precoce é possível evitar deficiência. 

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content