SÃO BERNARDO DO CAMPO ABRIGA TEMPORADAGRATUITA DO ESPETÁCULO CIRCENSE INUTENSÍLIO

SÃO BERNARDO DO CAMPO ABRIGA TEMPORADAGRATUITA DO ESPETÁCULO CIRCENSE INUTENSÍLIO

Nas mãos habilidosas das palhaças Arguta (Chris Zanella) e Vanilla (Danila Meloni), tudo, mas tudo mesmo, vira piada, graça e alegria. Até mesmo um texto crítico e ácido assinado pelo grande poeta e escritor brasileiro Paulo Leminski. Aliás, parte justamente dele a inspiração para o espetáculo circense Inutensílio, da Cia. Terrível, que faz temporada gratuita durante o mês de abril em vários locais públicos de São Bernardo do Campo (SP). A estreia acontecerá quinta-feira (3/4), às 14h30, no Centro Social Maximiliano Kolbe. A entrada é gratuita.

Realizada por intermédio do edital PNAB Nº 008/2024 – Fomento às Linguagens Integradas e Cultura Digital, com o apoio da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo (SP), a temporada integra o projeto Conexão Circo. Ao todo, serão 5 apresentações gratuitas abrigadas em diferentes áreas da cidade, entre as quais Tatetos – Riacho Grande, DER, Ferrazópolis e Parque Imigrantes. Importante: todas as sessões contarão com Intérprete de Libras.

“Ao levar a temporada de Inutensílio a diferentes bairros da cidade, que comumente não costumam receber esse tipo de atração, o projeto buscará valorizar o artista popular e o público local, além de disseminar o circo e construir laços comunitários, celebrando, dessa forma, a criatividade e a imaginação como elementos essenciais da vida cotidiana”, destaca Danila Meloni, a Palhaça Vanilla.

No enredo de Inutensílio, em cartaz desde 2021, a dupla de palhaças Arguta e Vanilla convoca ao picadeiro inúmeras habilidades circenses, como acrobacias, malabarismo em dupla, dança, música, teatro e palhaçaria, para instigar o Respeitável Público a se desconectar da lógica do lucro e da utilidade. E como? Ao transformar objetos cotidianos em instrumentos de imaginação. Aliás, o segredo da montagem está em ressignificar o supérfluo e revelar a importância do lúdico na vida.

“Gostamos de pensar que um show de circo, como é configurado o nosso espetáculo, provoca uma vontade de brincar, de relembrar o que faz rir e o que emociona, e de reviver aquilo que faz a vida valer a pena. Por isso, cada um da plateia vai ter a oportunidade de achar, então, o seu inestimável inutensílio. Afinal, queremos exaltar a liberdade de criar e de existir sem amarras”, convida Chris Zanella, a Palhaça Arguta.

Por falar nessa curiosa palavra: inutensílio, ela brotou justamente do olhar crítico e poético do poeta e escritor brasileiro Paulo Leminski,que inspirou a montagem. “Nesse texto, Leminski fala sobre como as coisas inúteis, como a arte e a alegria dos momentos de júbilo, são, na verdade, o propósito da vida. Fica, dessa forma, uma reflexão à plateia: e se a verdadeira riqueza da vida estiver exatamente nas coisas que fazemos por puro prazer, sem qualquer utilidade prática?”, instiga Danila.

Na mesma sintonia, Inutensílio também ajuda na consolidação da identidade da Cia. Terrível, pautada pela homenagem, pelo estudo e pela resistência da palhaçaria feminina. “O espetáculo coloca mulheres palhaças como protagonistas, rompendo com estereótipos e reforçando a potência do humor feminino. A palhaçaria historicamente foi um espaço dominado por homens, e trazer mulheres para o centro da cena amplia referências, inspira novas artistas e reforça a diversidade dentro do circo”, pontua Chris.

Na estrada

Em cartaz desde 2021, o espetáculo já circulou por diversos festivais e projetos culturais, sendo apresentado em espaços como o 22º Festclown8° Picadeiro Móvel9° Festival EuRiso11° Festival Palhaçaria em Todo Lugar, 3º Encontro de Palhaçaria Feminina, além de unidades do Sesc-SP, Projeto Praças da Cultura, Circuito SP e Casas e Fábricas de Cultura | SP.

A sinopse

Criado pela Cia. Terrível, o espetáculo circense Inutensílio é livremente inspirado no texto homônimo do poeta Paulo Leminski. Misturando acrobacias, malabarismo e palhaçaria, Arguta e Vanilla, duas palhaças malabaristas, resgatam brincadeiras de infância, transformando objetos comuns em ferramentas de imaginação.

O espetáculo coloca o protagonismo feminino no centro do picadeiro, revelando a beleza dos inutensílios e o poder da arte em sua forma mais livre e despretensiosa. Brincar pode ser inútil, e é justamente isso que torna a brincadeira indispensável – um inestimável inutensílio.

A companhia

A Cia. Terrível foi criada por Chris Zanella e Danila Meloni, palhaças, malabaristas e acrobatas de São Bernardo do Campo (SP) que pesquisam a comicidade e a ocupação de espaços públicos por meio da arte circense. A partir disso, a dupla pensa seus espetáculos para espaços variados, como teatros, auditórios, parques, praças e locais alternativos.

O grupo esteve presente em mais de 20 festivais em 4 estados brasileiros, além de unidades do Sesc e das Fábricas de Cultura, e da programação de importantes projetos culturais, entre os quais Virada Cultural, Jornada do Patrimônio, Circuito SP, Praças da Cultura e Recreio nas Férias.

Os espetáculos da companhia têm como base de criação as habilidades circenses, a comicidade/palhaçaria feminina, a abordagem da equidade de gênero e a desconstrução dos estereótipos femininos.

Programação Completa

3/4 (quinta-feira),
às 14h30
Local: Centro Social Maximiliano Kolbe(Estrada do Rio Acima, 6242, Tatetos)

12/4 (sábado),
às 16h30
Local: DER (Rua Francisco Mendes Pereira, nº 1, Praça da Eurides)

13/04 (domingo),
às 16h30
Local: 
Av. Gen. Barreto de Menezes, 150, Ferrazópolis

19/4 (domingo),
às 16h30
Local: 
Parque Imigrantes (Rua Florestal s/n).

Informações
 www.ciaterrivel.com e @ciaterrivel

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.