SÃO BERNARDO DO CAMPO INICIA NOVA EDIÇÃO DA OPERAÇÃO COBERTOR QUE SALVA

SÃO BERNARDO DO CAMPO INICIA NOVA EDIÇÃO DA OPERAÇÃO COBERTOR QUE SALVA

A prefeitura de São Bernardo do Campo dá início a mais uma edição da “Operação Cobertor que Salva”, voltada à proteção da população em situação de rua durante os meses mais frios do ano. O projeto intensifica a abordagem humanizada e a oferta de vagas em abrigos municipais.

Conforme uma medida judicial estabelecida em 2021, o acolhimento pode ser efetivado mesmo contra a vontade da pessoa, caso a temperatura atinja 5°C ou menos. Essa medida, que tem como objetivo prevenir mortes por hipotermia, segue em vigor.

Nesta sexta-feira (9/6), o prefeito Orlando Morando acompanhou pessoalmente as ações de abordagem. “É uma missão difícil e um desafio convencer essas pessoas a deixar as ruas e se abrigar, mas é um trabalho vital”, reforçou o prefeito.

entre o período de 1º de junho até 30 de setembro, a equipe do serviço especializado em abordagem social funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, reforçando a orientação sobre risco de morte e ofertando serviço de acolhimento e até mesmo de saúde àqueles que necessitarem.

AMPLIAÇÃO DE VAGAS – Durante a Operação Cobertor que Salva, a Prefeitura amplia em até 30 o número de vagas para acolhimento da população, se necessário. Dessa forma, chega a 180 a quantidade de vagas para pernoite no Centro de Acolhimento 24 horas, localizado na Rua Tapajós, 10, Centro. O equipamento municipal oferece, ainda, café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, espaço de convivência, área para banho e kit de higiene e local para lavagem de roupa, além de abrigo para carrinhos e canil.

SERVIÇO – Toda população de São Bernardo pode contribuir com essa força-tarefa em prol da população mais vulnerável, relatando casos de pessoas em situação de rua que demandem apoio das equipes da Assistência Social, GCM e Saúde por meio dos telefones 99231-7784, 99231-6599 e 153 (GCM), além do SAMU (192). Nos casos em que houver crianças e jovens envolvidos, o serviço especializado em abordagem infantil pode ser acionado por meio dos telefones 99231-2764 e 99231-4450, bem como o Conselho Tutelar: 96845-1861 e 94818-2853.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.