SÃO BERNARDO EXCEDE 1.000 CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO PARA AUTISTAS
Comemorando o Dia Mundial do Orgulho Autista no domingo (18/6), São Bernardo do Campo celebra a emissão de 1.007 Carteiras Municipais de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA) desde 2021. A cidade foi pioneira no Grande ABC ao regulamentar a Lei Romeo Mion, garantindo atendimento prioritário para os portadores de TEA em serviços de saúde, educação e assistência social.
Em mais uma demonstração de seu compromisso com a inclusão, São Bernardo está a caminho de se tornar a primeira cidade de São Paulo a abrigar um Centro de Referência no Atendimento a Pessoas com TEA. A futura instalação está sendo planejada em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado.
Além da emissão de CMIPTEA, São Bernardo também disponibiliza o Cartão Defis para vagas de estacionamento. Parcerias com empresas e instituições do terceiro setor estão em andamento para promover a inserção no mercado de trabalho de pessoas com TEA.
Na saúde, o atendimento a crianças autistas é realizado nas Unidades Básicas de Saúde e em serviços especializados. Nas escolas municipais, políticas de inclusão já estão estabelecidas, com equipes capacitadas e material didático apropriado. Atendimento especializado e individualizado, com o suporte de cuidadores e uma equipe multidisciplinar, é oferecido aos estudantes.
📝 SERVIÇO
Para solicitar a CMIPTEA, dirija-se ao Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência, localizado na Rua José Versolato, 111, Centro – São Bernardo do Campo. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. A emissão da carteira é gratuita. Para mais informações, ligue para o telefone (11) 4126-5588.