SÃO BERNARDO FORTALECE APOIO AOS MICROEMPREENDEDORES AO INTEGRAR BANCO DO POVO À SALA DO EMPREENDEDOR

Mudança de local na unidade do Banco do Povo Paulista, que saiu do Poupatempo e desde junho funciona no Paço Municipal, elevou aprovações em mais de 50% e impulsionou negócios locais
A Prefeitura de São Bernardo reforçou sua política de incentivo ao desenvolvimento econômico com a ampliação da efetividade do Banco do Povo Paulista, após a integração do atendimento à Sala do Empreendedor, no Paço Municipal. Desde junho de 2025, os dois equipamentos funcionam no mesmo espaço, no Paço Municipal. A reorganização vem ampliando a capacidade de atendimento, fortalecendo o ambiente de negócios e garantindo mais oportunidades para microempreendedores da cidade. Apenas entre junho e novembro deste ano, o novo modelo assegurou aumento superior a 50% na taxa de aprovações, o que resulta em R$533,8 mil liberados em crédito produtivo em 2025.
O prefeito Marcelo Lima destacou o impacto direto da integração no estímulo ao empreendedorismo local ao acompanhar, nesta semana, o atendimento no novo espaço. “A integração do Banco do Povo à Sala do Empreendedor ampliou em mais de 50% a eficiência do atendimento e fortaleceu o ambiente de negócios da nossa cidade, garantindo que mais empreendedores tenham acesso ao crédito e possam crescer com segurança. Nosso compromisso é dar condições reais para que quem empreende em São Bernardo continue gerando renda e oportunidades. Com condições acessíveis e orientação qualificada, estamos impulsionando sonhos e movimentando a economia local”, afirmou.
O Banco do Povo Paulista — programa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude — disponibiliza crédito de até R$21 mil, com juros a partir de 0,35% ao mês, para microempreendedores, autônomos, MEIs e pequenos negócios. O público atendido cresce mês a mês, contemplando segmentos como alimentação, beleza, comércio varejista, tecnologia, serviços gerais, artesanato, eventos, psicologia, entre outros.
APROXIMAÇÃO – A reorganização do atendimento no Paço Municipal também aproximou a população dos serviços integrados de orientação e capacitação. Os empreendedores agora contam com um ambiente no qual é possível receber apoio desde a formalização do negócio até a qualificação profissional e o acesso ao crédito, tudo em um único local. O novo fluxo fortalece a rede de apoio ao microempreendedor e amplia a segurança na contratação dos financiamentos.
Durante a visita, o prefeito conversou com usuários do serviço, entre eles Paulo Leite, 54 anos, morador do Baeta Neves, que buscou atendimento pela primeira vez após saber da mudança. Ele explicou que está iniciando seu negócio de salgados e que o crédito será decisivo para adquirir equipamentos e ampliar a produção. “É a primeira vez que venho ao Banco do Povo. Fiquei sabendo dessa novidade e para nós será muito importante. Para quem está começando, esse recurso é fundamental para melhorar o negócio. Quero ampliar minha venda de salgados e esse valor será essencial para comprar os equipamentos”, contou Paulo.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, o local impulsionou ainda mais as oportunidades de desenvolvimento de novos empreendedores. “O aumento de 50% nas atividades do Banco do Povo mostra que essa mudança de local trouxe bons frutos para São Bernardo. Nosso município busca atender as necessidades de quem vive aqui e de quem acredita no ambiente de negócio que estamos fomentando”, destacou.
INTEGRAÇÃO – A integração fortalece um ambiente que já vinha em expansão na cidade. Na Sala do Empreendedor, o município oferta oficinas, cursos, rodadas de negócios, atendimento ao MEI, qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo feminino. O espaço também intensificou a agenda de atividades no auditório, que se tornou referência para cursos de marketing, finanças, planejamento, modelo de negócios, mídias digitais e demais temas essenciais para quem quer crescer.
Localizada na Praça Samuel Sabatini, 50, no térreo da Prefeitura, a Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2630-4611 (ligações e WhatsApp) ou pelo e-mail sala.empreendedor@saobernardo.sp.gov.br.


