SÃO BERNARDO PREPARA NOVAS OPERAÇÕES INTEGRADAS ENTRE GCM E AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR
SÃO BERNARDO PREPARA NOVAS OPERAÇÕES INTEGRADAS ENTRE GCM E AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR clique aqui e ouça a matéria

Prefeito Orlando Morando se reuniu com a cúpula das três forças de segurança visando enfrentamento à criminalidade

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, garantiu a realização de novas operações integradas visando o combate à criminalidade no município. Durante reunião com a cúpula das três forças de segurança – GCM (Guarda Civil Municipal) e as Polícias Civil e Militar – , realizada na manhã desta quinta-feira (23/6), na sede do COI (Centro de Operações Integradas), o chefe do Executivo alinhou as estratégias para o reforço do policiamento.

Dentre as operações que deverão ser reeditadas está o cerco contra os furtos de cabos elétricos. No mês passado, a GCM e a Polícia Civil deflagraram a Operação Moiras, que visou desmantelar esquema de furtos de fios elétricos na cidade e o comércio ilegal desse tipo de material. A ação resultou na prisão de três pessoas, sendo duas por receptação e uma por furto de cabos em flagrante. Após a operação, a Secretaria de Segurança Urbana identificou queda de 50% desse tipo de delito no último mês. “Nós percebemos uma forte diminuição desse tipo de crime depois da operação integrada. O receptador sabe que, se continuar comprando esse produto, nós vamos atrás. Essa prática não representa apenas prejuízo ao patrimônio público, mas um risco iminente, já que a falta de funcionamento dos semáforos pode acarretar em acidentes de trânsito”, frisou Morando.

Outro tema debatido foi a intensificação do empenho da GCM na Operação Sufoco, liderada pela PM e que mira capturar criminosos disfarçados de motoboys de delivery. “Nós vamos manter o apoio à operação, especialmente na fiscalização de motocicletas. Nós adoramos o motociclista do bem, o bom trabalhador, já o ladrão que se disfarça de trabalhador vai continuar sendo o foco muito intenso das forças de Segurança de São Bernardo”, emendou o prefeito.

BOLETIM UNIFICADO – Segundo dados do comando da PM no Grande ABC, São Bernardo lidera o ranking de registros de boletim de ocorrência unificado na Região Metropolitana de São Paulo. O sistema, recentemente implementado pelo governo do Estado, permite que a PM registre o BO em campo e o mesmo documento seja utilizado pela Polícia Civil na delegacia, reduzindo a necessidade de os policiais conduzirem as pessoas envolvidas para o distrito policial.

Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, o comandante da PM no Grande ABC, tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar; o comandante do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), tenente coronel Nicécio Noronha; o comandante do 6º Batalhão da PM de São Bernardo, tenente coronel Vlamir Machado; delegado titular do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), Miguel Ferreira da Silva; major César Hernandes Rossigonoli, subcomandante da Polícia Rodoviária, além do subcomandante da GCM de São Bernardo, Flávio Leão.

Tagged: , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content