SÃO BERNARDO REALIZA VIRADA INCLUSIVA DE 2 A 4 DE DEZEMBRO

Atividade envolve diversas Secretarias Municipais e celebra os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão
A Prefeitura de São Bernardo, por meio do Comitê Intersecretarial de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, realiza entre os dias 2 e 4 de dezembro a Virada Inclusiva. O evento, que está sendo promovido em todo o Estado de São Paulo pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebra em 2025 os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão. Em São Bernardo, as atividades incluem ações de esporte, cultura, lazer, palestras e debates. O Comitê Intersecretarial conta com representantes de todas as Secretarias Municipais.
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Especializada, está à frente da organização das atividades que começam no dia 02 de dezembro, às 17 horas, com a abertura do evento e apresentações culturais inclusivas, no Teatro Martins Pena. Dia 03, as atividades serão no Parque da Juventude e no dia 04, encerrando a programação, palestra magna com o especialista em Tecnologia Assistiva, consultor, ativista e articulador de políticas de inclusão social, Marco Pellegrini, e debate com especialistas e com a atleta paralímpica Verônica Silva Hipólito, no Teatro Cacilda Becker. Para o evento do dia 04 é preciso se inscrever pelo link https://www.even3.com.br/virada-inclusiva-2025-656655/.
A coordenadora na Divisão de Saúde Mental do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de São Bernardo e uma das organizadoras do evento, Carina Elisabet Velozo, explica que a Virada Inclusiva é um evento para celebrar os avanços que já foram conquistados em termos de políticas públicas pelas pessoas com algum tipo de deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista), mas fundamentalmente para debater os caminhos que ainda precisam ser trilhados para garantir a cidadania plena desse público.
“Todo o Estado de São Paulo está se mobilizando em torno desta temática e aqui em São Bernardo nós queremos que seja um momento de conversas, de discussões, mas também de encontro, celebração com arte, com esportes, realmente uma grande festa para marcar os primeiros dez anos da Lei Brasileira de Inclusão e o comprometimento dos profissionais de saúde, de educação, de cultura, de esportes, de todas as áreas da Prefeitura”, afirmou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destaca que a interlocução dos serviços de saúde com as outras políticas públicas é essencial na busca da garantia de direitos das pessoas com deficiência e TEA. “As necessidades específicas que essas pessoas têm precisam ser atendidas sob todos os aspectos, então é muito importante que essa construção seja feita a varias mãos, que tem sido feito em São Bernardo”, completou.
Confira a programação completa (sujeito a alterações). Todas as atividades são abertas a todos os públicos:
Dia 2 de dezembro
17 horas
Abertura do evento no Teatro Martins Pena
Praça Marquês de Alegrete, 44 – Vila Goncalves, São Bernardo
Programação cultural especial, com apresentação de camerata, violino e violões, promovendo uma vivência artística inclusiva e destacando o talento e protagonismo de pessoas com deficiência e da comunidade escolar.
Dia 3 de dezembro
9h às 16h
Parque da Juventude Città Di Maróstica
Av. Armando Ítalo Setti, 65 – Baeta Neves, São Bernardo
Atividades artísticas e economia solidária do NUTRARTE;música com o grupo da Saúde Mental “Mais com Menos”, atividades lúdicas e sensoriais pelo TEAcolhe, CER-IV (Centro Especializado em Reabilitação) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, auriculoterapia, zumba e carimbó com o programa “De Bem com a Vida”, ações e promoção de saúde, como vacinação e orientação em saúde bucal.
Dia 4 de dezembro
8h30 às 12h30
Teatro Cacilda Becker
Paço Municipal
Programação técnico-científica com palestra magna com o especialista em Tecnologia Assistiva, consultor, ativista e articulador de políticas de inclusão social, Marco Pellegrini, mesa-redonda e debates, abordando de forma aprofundada o tema da Virada Inclusiva e os 10 anos da LBI: Direito de ser, viver e protagonizar, promovendo a troca de experiências, conhecimento técnico e integração entre os profissionais envolvidos na inclusão. Especialistas da rede municipal de saúde e a atleta paralímpica Verônica Silva Hipólito participarão do debate.

