SÃO BERNARDO RECEBE CARRETA ESTADUAL DA MAMOGRAFIA ATÉ 1º DE FEVEREIRO

SÃO BERNARDO RECEBE CARRETA ESTADUAL DA MAMOGRAFIA ATÉ 1º DE FEVEREIRO

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município, pretende zerar fila de espera do exame

A Carreta da Mamografia, atrelada ao Programa Mulheres de Peito, do governo de São Paulo, estará fixada a partir desta terça-feira (21/1) no estacionamento do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo e ficará no local até o próximo dia 1º de fevereiro. A parceria entre os governos municipal e estadual tem como objetivo combater o câncer de mama por meio de exames preventivos que são realizados na hora.

Entre janeiro e dezembro de 2024, foram realizadas mais de 34 mil mamografias no equipamento paulista em 66 municípios espalhados pelo Estado. O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, acompanhou o primeiro dia de exames na cidade, ressaltando que essa é a primeira ação da nova gestão visando zerar a fila de pacientes que aguardam para realizar o exame na rede pública de saúde.

“Estamos recebendo o auxílio da carreta do Estado, que, em conjunto com a nossa unidade municipal da mamografia, que é itinerante entre as 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, tem como meta principal zerar a fila das mais de 600 pacientes que ainda aguardam por um exame”, pontuou.

A carreta municipal é um equipamento da Secretaria de Saúde de São Bernardo, itinerante, e que fica dias pré-determinados em cada uma das UBSs do município. O calendário será divulgado em breve. “Estamos fazendo a convocação dessas pacientes que estão na fila para realizar os exames para que sejam atendidas nas próximas três semanas, com intuito de zerar essa fila o quanto antes e dar encaminhamento necessário para quem precisa de tratamento”, reforçou o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn.

Além desta atividade voltada às mulheres, o chefe do Executivo municipal ressaltou que em outras áreas da saúde também serão promovidos mutirões visando zerar demandas represadas. “São Bernardo será um grande exemplo para o Brasil na área da saúde pública”, acrescentou.

PREVENÇÃO – A Carreta estadual da Mamografia no estacionamento do Ginásio Poliesportivo faz seu atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com a distribuição de até 50 senhas por dia), e sábados das 8h às 12h (com a distribuição de até de até 25 senhas por dia). O atendimento é feito por ordem de chegada. Mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar gratuitamente os exames apresentando o RG ou cartão do SUS; enquanto mulheres entre 35 e 49 anos ou acima de 70 anos precisam apresentar o pedido médico para a realização dos exames. O Programa Mulheres de Peito já permitiu um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama em São Paulo no ano passado. Para 2025, o governo paulista anunciou que duas novas carretas vão entrar em operação, totalizando cinco unidades móveis de saúde.

CARRETA MUNICIPAL – A programação da unidade municipal da mamografia já está definida até o final de janeiro. Até o dia 23, ela estará na Igreja Matriz (Praça da Igreja Matriz, s/n, Centro); entre 24 a 27 ficará na UBS Leblon (Rua Ábramo Luchesi, 5, Leblon); já entre os dias 28 e 29, na UBS Vila Marchi (Rua Nestor Moreira, 480 – Vila Marchi) e entre os dias 30 e 31, na UBS Alves Dias (Rua Alexandre Bonício, 133, Alves Dias).

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.