SÃO BERNARDO REGISTRA ABERTURA DE 1.697 EMPRESAS POR MÊS EM 2022 , TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
SÃO BERNARDO REGISTRA ABERTURA DE 1.697 EMPRESAS POR MÊS EM 2022 , TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Melhor cidade para se investir na Região Metropolitana, município se notabiliza pela criação de ambiente propício à criação de novos negócios 

Melhor cidade para se investir na Grande São Paulo e classificada como segunda no Estado, conforme estudo do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), do Ministério da Economia, São Bernardo registrou a abertura de 20.367 novas empresas em 2022, o equivalente a média de 1.697 por mês ou 55 por dia. Os dados integram levantamento do último exercício compilado no painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal.  

O volume representa quase o triplo do verificado há 10 anos na cidade (7.432 novos registros) e praticamente um terço do total (31,6%) computado de empresas criadas no Grande ABC, que totalizou 64,3 mil. O balanço relacionado a São Bernardo mostra saldo positivo no acumulado de 2022 entre a quantidade de abertura e fechamento de empresas. Foram 20,3 mil novos negócios e, no mesmo período, 9.076 fechados, o que corresponde uma diferença de 11.291 firmas no município. No total, São Bernardo conta hoje com 102,1 mil empresas ativas.  

“Os números são resultado de planejamento de gestão, fruto de série de fatores, entre eles o fato de nos últimos seis anos não haver aumento da carga tributária, como ISS e IPTU. Temos uma lei de incentivo fiscal que dá desconto em imposto para quem gera novos empregos, mecanismos para desburocratização da máquina. Foi implantado modelo de alvará que é referência, destacado por grandes investidores que vieram empreender em São Bernardo”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami. 

O ambiente favorável de São Bernardo teve reflexo direto na geração de emprego. Com a atualização do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de novembro, a cidade contabiliza saldo positivo em todos os parâmetros analisados. No acumulado do ano de 2022, por exemplo, há registro de abertura de 16.892 postos de trabalho, decorrente de 124.261 contratações com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, por sua vez, a cidade anotou 15.081 vagas. 

Ao ser detalhado o modelo de negócio no painel, o principal registro de natureza jurídica de novas empresas em São Bernardo trata de MEIs (Microempreendedores Individuais), que respondem por 15.438 (75%) das firmas abertas no ano passado. A Sala do Empreendedor, no andar térreo da Prefeitura, está enquadrada como uma das unidades públicas responsáveis por esse fomento.  

ABERTURAS – Com ecossistema considerado positivo para receber investimentos, São Bernardo tem catalogado a formalização, além de MEIs, da chegada de grandes empresas. A lista inclui, a título de exemplo, as inaugurações em 2022 de unidades da rede Oxxo, a megaloja da Havan, na Vila Planalto, duas unidades do grupo do Atacadão e nova loja da rede Assaí. 

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content