SÃO BERNARDO REGISTRA SALDO DE 1.444 EMPREGOS EM JULHO 
SÃO BERNARDO REGISTRA SALDO DE 1.444 EMPREGOS EM JULHO  clique aqui e ouça a matéria

Cidade lidera cenário do Grande ABC e acumula 14 mil postos com carteira assinada nos últimos 12 meses

Consolidada como polo de geração de empregos no Grande ABC, a cidade de São Bernardo registrou saldo positivo de 1.444 postos de trabalho criados em julho, encabeçando levantamento na esfera regional. Os dados oficiais são referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (29/8) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, do governo federal. O extrato aponta que o município teve 11.671 contratações formalizadas com carteira assinada no último mês.

Os números favoráveis de São Bernardo são puxados, principalmente, por vagas abertas na indústria, na qual houve saldo de 1.398 postos criados em julho – foram 2.377 admissões no registro do mês. Na sequência do levantamento com recorte por setores, aparecem na lista a área de comércio, com 145 empregos, e construção civil, com 131 cargos. O resultado é positivo em todos os cenários, inclusive se comparado a junho, quando foi computada a abertura de 1.424 vagas de emprego formal na cidade.

O desempenho coloca São Bernardo na terceira posição entre os 39 municípios que integram a Região Metropolitana de São Paulo, atrás somente da Capital e de Guarulhos. O levantamento do Caged mostra também o saldo positivo de 14.075 postos com carteira assinada nos últimos 12 meses em São Bernardo, mesmo ainda em período de resquícios da crise sanitária da Covid-19. No período, computado entre agosto de 2021 a julho de 2022, são 132.592 contratações no município – neste intervalo, houve 118.517 desligamentos.

“Os números são uma amostra do momento atual da cidade. Com políticas públicas de incentivo ao emprego, renda e oportunidades, São Bernardo vivencia crescimento sustentável nesta retomada econômica, especialmente com o arrefecimento da pandemia. Temos realizado feirões de emprego, mutirões, investido na oferta de cursos de qualificação profissional e criado um ambiente propício para novos negócios no município. Isso contribuiu muito para esse panorama de emprego, considerado prioritário por nós”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

A Administração municipal concretizou três edições de feirão apenas neste ano, incluindo as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, em março, e Dia do Trabalho, em maio, além do mais recente evento, realizado em comemoração aos 469 anos de São Bernardo. As ações têm surtido impacto favorável no Caged desde 2017. O levantamento serve como instrumento de acompanhamento do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

ACUMULADO DO ANO – No acumulado de 2022, o saldo positivo é de 8.465 empregos em São Bernardo, decorrente de 79.403 contratações e de 70.938 demissões. Outra política de governo com frutos importantes à cidade é a recuperação da CTR (Central de Trabalho e Renda), uma agência pública de emprego, atrelada à Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. Localizado na Rua Padre Lustosa, 48, Centro, o espaço, modernizado, conta com serviços de intermediação de vagas de emprego, habilitação de seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho.

Tagged: , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content