SÃO BERNARDO REGISTRA SALDO POSITIVO DE 1.124 EMPREGOS NO 1º SEMESTRE DE 2023

SÃO BERNARDO REGISTRA SALDO POSITIVO DE 1.124 EMPREGOS NO 1º SEMESTRE DE 2023

A cidade de São Bernardo registrou saldo positivo de 1.124 postos de trabalho no primeiro semestre de 2023, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento oficial, divulgado pelo governo federal na quinta-feira (27 de julho), contabilizou 66.066 contratações e 64.942 demissões de janeiro a junho.

Os números representam o balanço de empregos formais com carteira assinada em São Bernardo, resultado da diferença entre contratações e demissões no período. Os números positivos foram impulsionados principalmente pelo setor de serviços, que gerou 2.117 vagas de emprego líquidas nos últimos seis meses.

“Mesmo com mudanças no governo federal, São Bernardo mantém um cenário favorável para a criação de empregos formais. Isso se deve a um ambiente confiável para atrair investimentos e um ecossistema empreendedor na cidade”, apontou o prefeito, Orlando Morando. “Desde 2017, implementamos um pacote de políticas públicas que prioriza o emprego, a renda e novas oportunidades. Isso tem se refletido nos números, e nosso trabalho é consolidado para manter esse patamar.”

O estoque de empregos formais em São Bernardo, que é o total de contratos ativos durante o período, totalizou 262.219 em 2023. Além disso, de julho de 2022 a junho de 2023, São Bernardo registrou um saldo positivo de 6.430 empregos, uma variação de 2,51%. A cidade catalogou 132.722 contratações e 126.292 demissões durante esses 12 meses.

As políticas municipais de sucesso incluem feirões de emprego, que servem de modelo para outras cidades, bem como programas de qualificação profissional em parceria com o Senac e cursos de empreendedorismo em parceria com o Sebrae. Essas estratégias visam preparar os moradores de São Bernardo para o mercado de trabalho.

São Bernardo também possui uma unidade da CTR (Central de Trabalho e Renda), uma agência de emprego pública coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. Localizada no centro da cidade, a CTR oferece serviços gratuitos de intermediação de vagas de emprego e habilitação de seguro-desemprego. Neste ano, ela sediou uma grande feira de empregos em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo