SÃO BERNARDO SE MOBILIZA EM GRANDE CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE
A Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta terça-feira (6/2), a um amplo plano de mobilização contra a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana, estendendo-se até após o Carnaval. Com o envolvimento de mais de 1.000 colaboradores das áreas da Saúde, Transporte, Serviços Urbanos, Esporte e Meio Ambiente, o mutirão visa abranger toda a cidade, especialmente os bairros mais afetados e áreas limítrofes com outros municípios.
Este esforço tem como principal meta a prevenção da proliferação de mosquitos, através da eliminação de possíveis criadouros. As equipes estão encarregadas de coletar larvas, eliminar águas paradas, vedar caixas d’água e educar a população sobre como evitar a reprodução do mosquito.
O prefeito Orlando Morando, presente no lançamento das atividades no bairro Rudge Ramos, destacou a importância da ação precoce devido ao aumento dos casos de dengue e às mudanças climáticas. Ele reforçou a necessidade da colaboração de todos para superar a ameaça representada pelo mosquito.
Até o momento, foram confirmados 81 casos de dengue na cidade, com 16 casos autóctones e 65 importados. O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, ressaltou que, apesar do número relativamente baixo de casos locais, a prevenção é crucial.
Além disso, houve uma capacitação para os colaboradores envolvidos, garantindo que todos estejam devidamente identificados para assegurar a confiança dos residentes durante as inspeções domiciliares.
Desde 1999, a cidade mantém um programa contínuo de combate à dengue, com ações constantes do Centro De Controle De Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Epidemiológica. Em 2023, foram realizadas vistorias em 725.325 imóveis, resultando na coleta de 6.687 larvas.
Para mais informações, a Prefeitura disponibiliza os números (11) 4365-3349, (11) 4367-3306 e (11) 4368-8153.