São Bernardo sediou, nesta segunda e terça-feira (1º e 2/09), a etapa presencial da formação em Agricultura Urbana promovida pelo FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas), como parte da Estratégia Alimenta Cidades, do Governo Federal. A atividade reúne gestores públicos de diferentes regiões do País para debater soluções no combate à insegurança alimentar, com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Após nove encontros virtuais, os participantes se reuniram para debater temas como saúde pública, hábitos alimentares, educação, governança, economia circular e mudanças climáticas. O objetivo é elaborar projetos-piloto de agricultura urbana em cada município envolvido.

“São Bernardo está entre os municípios prioritários da Estratégia Alimenta Cidades, do Governo Federal. Desde o início deste ano a gente intensificou os debates e iniciativas para o combate à fome. Uma ação integrada, que tem a participação de muitos setores. Uma honra ter nossa cidade como uma das sedes da formação”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça.

“Esses projetos são as entregas concretas que cada município se compromete a desenvolver no âmbito da formação, de modo a fortalecer e dar continuidade à agenda de agricultura urbana”, explicou Jéssica Castro Chryssafidis, gestora do FGVces.

A programação também incluiu visita à horta urbana da Vila São Pedro. Os projetos elaborados funcionarão como “laboratórios vivos para testar soluções, fortalecer redes de cooperação e consolidar os aprendizados da formação”.

#agriculturaurbana #justicaalimentar #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.