São Bernardo alcançou a 4ª posição no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025 entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. O levantamento mede a qualidade de vida da população com base em indicadores sociais e ambientais. Neste ano, a cidade registrou 68,34 pontos, avanço em relação ao índice de 2024 (67,72). No ranking geral, que considera os 5.570 municípios do País, São Bernardo ficou na 49ª colocação.

O IPS utiliza 57 indicadores divididos em três dimensões: necessidades básicas humanas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. A cidade se destacou em áreas como abastecimento de água, baixa evasão no Ensino Médio, ações de direitos humanos, acesso à cultura, lazer e esporte, além de ter o menor índice de supressão de vegetação primária e secundária entre os grandes municípios.

“São Bernardo tem se destacado em todo o País não somente pelas políticas públicas pioneiras, mas também pelos resultados do trabalho que estamos fazendo. Temos um time de profissionais empenhados em levar o melhor cuidado, os melhores serviços, aos moradores. E isso também é um diferencial. O Índice de Progresso Social avalia qualidade de vida. Nossas ações têm como principal objetivo isso: garantir bem-estar às pessoas, gerar oportunidades e construir uma cidade cada dia melhor”, avaliou o prefeito Marcelo Lima.

O IPS Brasil é resultado da parceria entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.

Entre os programas recentes da Prefeitura estão a criação da Faculdade Municipal, que teve os primeiros 200 alunos matriculados em cursos superiores gratuitos, e o Conecta São Bernardo, que levou estudantes da rede pública para intercâmbio na Irlanda com 100% dos custos pagos pelo município. Também houve a retomada de bolsas integrais na Faculdade de Direito São Bernardo, por meio do programa Direito ao Futuro.

“São iniciativas como essa, nunca pensadas ou deixadas de lado em anos anteriores, que dão sentido e esperança especialmente para os jovens da nossa cidade. Gente que talvez um dia nunca tenha se imaginado fazendo uma faculdade. Pais que nunca pensaram que o filho ou filha teriam a chance de fazer um intercâmbio, aprender um novo idioma fora do País. Isso, hoje, é realidade em São Bernardo. Estamos abrindo caminhos para quem sonhou e sempre lutou por um futuro melhor”, ressaltou o prefeito Marcelo Lima.

#progresso #qualidadedevida #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.