SÃO CAETANO CAPACITA PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Cerca de 300 profissionais que realizam atendimentos de urgência e emergência na rede de Saúde de São Caetano do Sul estão sendo capacitados nesta semana sobre como lidar em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Até quarta-feira (8/5), os servidores aprofundam os seus conhecimentos em Legislação, Acolhimento à Vítima e Manejo Clínico, no Auditório Municipal dos Tijolos, dentro do Palácio da Cerâmica.
Nesta terça-feira (7/5), a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer, fez a abertura do encontro. Já a promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de São Caetano, Janine Rodrigues de Sousa Baldomero, apresentou números que revelam que crianças e adolescentes são as maiores vítimas da violência sexual no País. E alertou que, possivelmente, mais de 90% dos abusos não chegam às autoridades.
“Médicos, pediatras, enfermeiros, psicólogos, professores e outros profissionais que interagem com crianças precisam estar capacitados para notar indícios (lesões inexplicadas, comportamentos sexualizados precoces e retraimento súbito, por exemplo) e acionar os mecanismos de proteção. A confiança que a criança deposita nesses profissionais e abordagem acolhedora podem revelar abusos ocultos e salvar vidas”, explanou a promotora.
Janine também salientou que a maior parte dos abusos sexuais envolvendo crianças de até nove anos acontece dentro de casa, no ambiente familiar.
“O abuso sexual exige prioridade absoluta nas agendas de proteção: identificar e coibir abusadores, e ampliar programas de educação sexual e prevenção desde cedo, para que crianças reconheçam situações de risco e saibam buscar ajuda”, concluiu.
Sirlene Lopes de Miranda (professora do curso de Psicologia da USCS); Carlos João Schaffhausser Filho e Alexandre Massashi Hirata (ambos professores do curso de Medicina da USCS); Maria Aparecida Dix Chehab (professora da Faculdade de Medicina do ABC); Rita Moreto e Patrícia Carla Pompilio (psicóloga e farmacêutica do Cepadi, respectivamente), também integram o corpo de palestrantes da capacitação.
Para denunciar abuso sexual infantil, basta entrar em contato com o Conselho Tutelar de São Caetano (telefone 9.4477-9999) ou com a Polícia Militar (190).