SÃO CAETANO INICIA TESTAGEM DE PACIENTES COM SINTOMAS DE GRIPE NO HOSPITAL ALBERT SABIN

SÃO CAETANO INICIA TESTAGEM DE PACIENTES COM SINTOMAS DE GRIPE NO HOSPITAL ALBERT SABIN

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta sexta-feira (16/5) a testagem rápida de pacientes com sintomas de gripe no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin. A iniciativa, além de conferir mais precisão aos diagnósticos, visa proteger os demais pacientes da unidade do contato com o vírus Influenza (H1N1)


Para tanto, foi implementado um novo protocolo de atendimentos, desde o totem de emissão de senha, que passa a contar com uma nova opção, para pessoas com sintomas gripais.

A partir daí, o paciente é encaminhado para a classificação de risco. Realiza o teste rápido somente aquele que estiver entre o terceiro e o quinto dia do surgimento dos sintomas e combinar pelo menos dois deles (febre, calafrios, dor de garganta, tosse e coriza, entre outros).


O teste é realizado a partir de material coletado do nariz com um cotonete. O resultado sai em, no máximo, 15 minutos. Em caso positivo, o paciente recebe uma pulseira roxa e é encaminhado para o consultório médico para avaliação, prescrição de medicação e, dependendo do quadro, também de exames.


“Com esse fluxo, logo na entrada o paciente com suspeita de gripe já recebe uma máscara de proteção, e segue para uma sala específica de classificação. É um cuidado que contribui para um atendimento mais eficiente e também para combater a circulação do vírus”, explica a enfermeira do Hospital Albert Sabin, Maria Silmara Rosenblat.


Na primeira manhã com o novo protocolo, 12 pacientes dentro dos critérios estabelecidos foram submetidos aos testes. Destes, sete apresentaram resultado negativo e cinco positivo para Influenza.


Entre as pacientes positivadas esteve Luzinete da Silva Rolvaron, de 65 anos. A moradora do Bairro Santa Maria relatou que começou a sentir os sintomas da gripe na terça-feira (13/5), principalmente tosse, dores no corpo e fraqueza. “O atendimento foi muito bom, com o teste, que nos dá uma segurança a mais, e uma médica atenciosa. Além disso foi muito rápido”, avaliou Dona Luzinete, que realizou o teste e passou com a médica em cerca de 30 minutos.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.