A ampliação da oferta de atendimentos para mais 6.400 consultas por mês em 14 especialidades já traz resultados extremamente positivos aos pacientes de São Caetano do Sul. Implantada em junho, dentro do Programa Cuidar Bem + Saúde, a estratégia já fez zerar a fila de espera na Cardiologia e na Gastroenterologia.


Antes da iniciativa, pacientes que buscavam atendimento com médicos especialistas do sistema cardiovascular esperavam seis meses por uma consulta. Já com relação aos que precisavam de atendimento com especialistas do aparelho digestivo, a espera era de cinco meses.


Sem filas, agora o atendimento é realizado em poucos dias, respeitando o fluxo de encaminhamento e agendamento.  “Assumimos a responsabilidade de melhorar a agilidade, resolução e eficiência nos atendimentos de Saúde. Já alcançamos importantes avanços nesse sentido, e continuaremos nosso esforço para diminuir o tempo de espera em todas as especialidades”, afirma o prefeito.


Já na Dermatologia, a espera de seis meses caiu para menos de um mês, com uma redução de 97% da fila. No panorama geral das 14 especialidades inseridas na estratégia e oferecidas no Atende Fácil Saúde, o número de pacientes aguardando consultas com especialistas caiu 55%: de 16.015 em junho para 7.195 em dezembro.


Além disso, a fila de espera de retorno na Telemedicina foi reduzida em 83% (de 8.794 para 1.513). “O sistema era pouco resolutivo porque muitas vezes o médico encaminhava o paciente para outra consulta, presencial”, explica a secretária municipal de Saúde, ao atestar a qualificação do cuidado e a humanização do atendimento.


NEUROPEDIATRIA


Na semana passada São Caetano já havia conseguido zerar a fila da Neuropediatria, especialidade oferecida no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial). Em 2024, a espera de pacientes por consultas com um neurologista pediátrico chegou a atingir 14 meses.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.