SCANIA REDUZ TURNO DE TRABALHO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO
A Scania, fabricante de caminhões e ônibus, vai reduzir a produção na fábrica de São Bernardo do Campo, com paradas semanais e férias coletivas. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que realizou assembleias internas com os trabalhadores na terça-feira (18).
As medidas fazem parte de um acordo de flexibilidade da jornada, negociado em 2013. A unidade do ABC conta com 4.500 funcionários, sendo 3.000 na produção.
Segundo o sindicato, a partir do dia 28, estão programadas paradas semanais de dois dias. Além disso, a empresa concederá 10 dias de férias coletivas para o pessoal da produção, a partir de 10 de julho.
Em post no Facebook, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou: “Em assembleias internas realizadas na manhã desta terça-feira (18), os trabalhadores na Scania foram informados sobre as paradas programadas de dois dias por semana, a partir de 28 de abril, e de férias coletivas para todos os trabalhadores na produção da montadora por 10 dias, a partir de 10 de julho. As medidas são asseguradas pelo acordo de flexibilidade de jornada, negociado pelo Sindicato com a direção da montadora, que existe desde 2013 para adequar o volume de produção.”
A Scania tem cerca de 4,5 mil trabalhadores em São Bernardo do Campo, dos quais aproximadamente 3 mil operam no chão de fábrica.
Foto: Adonis Guerra