SEBRAE-SP CAPACITA AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL NO GRANDE ABC

Oficina prepara profissionais para fomentar empreendedorismo e fortalecer o desenvolvimento econômico dos municípios   

O Sebrae-SP no Grande ABC realizou, nos dias 15 e 16 de julho, uma oficina voltada aos Agentes de Desenvolvimento Local das sete cidades que compõem a região. A iniciativa faz parte da formação avançada desses profissionais que atuarão com o objetivo de orientar empreendedores interessados em ampliar sua atuação nos municípios.  

Com a participação de nove pessoas, o curso teve duração de dois dias e abordou temas como o conceito de empreendedorismo corporativo, com ênfase nas características empreendedoras; a compreensão do processo de negociação e suas etapas; a identificação dos benefícios da responsabilidade social para os pequenos negócios; e a importância do intraempreendedorismo para o desenvolvimento econômico do município.  

O facilitador do curso, credenciado pelo Sebrae, Daniel Capossoli, esclarece que o objetivo é que o agente consiga apresentar um planejamento para as instituições e para os prefeitos, captar as ideias dos empresários e mostrar para eles os benefícios de participarem de projetos desenvolvidos na região. “Esses agentes precisam estar constantemente negociando com instituições como o próprio Sebrae-SP, Senai e Senac e atuam também como uma ponte entre a prefeitura e os empresários da cidade, para fomentar projetos para esses empreendedores”, esclarece.   

Isabella de Carvalho Cruz trabalha há cinco anos como agente de atendimento do Sebrae Aqui de Diadema. Ela diz que já conhece bastante o território e o serviço e participou da capacitação justamente para adquirir novos conhecimentos, especialmente como agente de desenvolvimento. “O que quero destacar e que tivemos no curso foi a questão da negociação. Nós ficamos entre três instituições, Sebrae-SP, empresário e gestão pública, e às vezes temos de negociar soluções que tem de ser boas para todos e que o Sebrae-SP consiga cumprir seus objetivos”.  

A agente de atendimento do Sebrae Aqui de Ribeirão Pires,Nilce Cristina de Souza Moura, é também coordenadora do grupo de artesãs da cidade. Para ela, a experiência abriu horizontes. “Eu assumi a coordenação do Circuito do Artesanato, então o curso me mostrou que eu tenho que fazer um projeto em cima, um plano de ação estratégico para eu poder conseguir chegar no resultado”.  

A oficina para Agentes de Desenvolvimento Local faz parte do Programa Cidade Empreendedora, parceria do Sebrae-SP com as prefeituras para apoio no desenvolvimento local capacitando os gestores públicos municipais. “O escritório Regional do Sebrae-SP no Grande ABC tem atuado junto aos municípios da região por meio do Programa Cidade Empreendedora com o objetivo de fortalecer a atuação dos gestores públicos locais. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de competências essenciais aos gestores públicos que desejam direcionar, acelerar e sustentar o crescimento socioeconômico de suas cidades. Ao lado do poder público, buscamos apoiar uma gestão mais eficiente, inovadora e conectada com os desafios reais dos territórios promovendo inclusão, cooperação e desenvolvimento sustentável”, ressalta Juliana Ramos Camargo, analista de negócios do Sebrae-SP. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.