SEBRAE-SP LANÇA PROGRAMA “DIADEMA CIDADE EMPREENDEDORA”

Parceria com prefeitura tem como objetivo fortalecer ecossistema empreendedor local   

Com as presenças do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi e do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o Sebrae do Grande ABC lançou na última quarta-feira (27/08) o programa “Diadema Cidade Empreendedora”.  

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae-SP com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor local por meio de capacitações, consultorias e apoios técnicos especializados.     

Na abertura da cerimônia, Nelson disse que o Sebrae-SP é muito conhecido por dar apoio às pessoas que querem ter um negócio e já empreendem. Mas lembrou que a instituição também tem outras missões. “Este evento e a parceria com Diadema completa todas as missões que o Sebrae-SP desenvolve. Nós também temos a missão de melhoria de ambiente em parceria principalmente com as prefeituras e é exatamente o que estamos fazendo aqui, a pedido do prefeito”.  

O diretor superintendente destacou que com o “Diadema Cidade Empreendedora” o Sebrae-SP vai auxiliar a trazer melhorias e agilidade nos processos de desenvolvimento empreendedor e ressaltou que o que mais o deixa feliz é trabalhar a educação empreendedora na região. “Na minha concepção, esta é a missão mais profunda que o Sebrae-SP tem: poder levar para nossas crianças, adolescentes e estudantes as habilidades empreendedoras. Isso também é uma forma de cidadania porque as habilidades empreendedoras são para a vida, não importa a escolha que a pessoa fará”.  

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, ressaltou que aprendeu com o empreendedorismo não ser possível construir nada sozinho na vida. “É uma honra receber esta parceria. O Cidade Empreendedora é exatamente isso, um projeto de futuro que apoia desde o pequeno empreendedor até os grandes setores de nossa economia, ajudando a construir um ambiente sólido para geração de renda. Este trabalho está alinhado com a missão da nossa gestão”. O prefeito ressaltou que o caminho para esta evolução passa pela educação e empreendedorismo. “Queremos que as nossas crianças percebam que empreender é um futuro possível”.  

Desenvolvimento do programa “Diadema Cidade Empreendedora” 

Entre as ações estão previstos atendimentos a diferentes perfis de empreendedores e estágios de empreendimentos, desde pessoas em situação de vulnerabilidade até empresários consolidados que buscam expandir seus negócios.  

O programa prevê ainda a capacitação de Agentes de Desenvolvimento Local, ligados à gestão pública, incluindo consultoria para gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e orientação para inscrição no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.  

Por fim, por meio do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), alunos da rede municipal de ensino receberão formação empreendedora para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, senso de responsabilidade e trabalho em equipe, preparando os estudantes para a vida profissional. Ao todo, mais de 11 mil estudantes do ensino fundamental I e II serão beneficiados.  

O evento foi realizado no Auditório da Fundação Florestan Fernandes e contou com as presenças dos alunos e educadores da E.M. Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, que receberam simbolicamente as apostilas Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).  

Para encerrar as atividades, os participantes assistiram a palestra do consultor de Negócios do Sebrae-SP, Caio Ito, sobre Inteligência Artificial.  

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita de Diadema, Andréia Fontes; o secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Felipe Muller; o secretário de Educação, Felipe Sartori Sigollo; o gerente regional do Sebrae-SP, Vinicius Agostinho da Nóbrega; o gerente Regional no CIESP Diadema, Dario Sanchez; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema, José Roberto Malheiro; o presidente da Fundação Florestan Fernandes, Hilton Alves Moreira; e a diretora da escola municipal Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, Eliana Gallo Dantas da Silva

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.