SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) iniciou uma consulta pública sobre a implantação de escolas cívico-militares na rede pública estadual. A comunidade escolar de São Bernardo do Campo pode opinar até o dia 15 de agosto sobre a adesão ao novo modelo, que tem expectativa de ser implementado em 45 escolas a partir de 2025.
Os diretores das escolas já participaram da primeira etapa de escuta entre 21 e 28 de junho. Agora, os pais e responsáveis devem ser consultados em reuniões até 31 de julho, registrando suas opiniões de 1º a 15 de agosto na Secretaria Escolar Digital (SED). A iniciativa visa um processo de diálogo e escuta gradual da rede.
Em São Bernardo do Campo, as escolas que participarão da consulta pública são:
- Escola Estadual Professor Jacob Casseb
- Escola Estadual Professor Antonio Nascimento
- Escola Estadual Professor Amadeu Olivério
- Escola Estadual Jornalista Vladimir Herzog
- Escola Estadual Professora Julieta Vianna Simoes de Sant’Anna
- Escola Estadual Jean Piaget
- Escola Estadual Professora Neusa Figueiredo Marçal
Segundo o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva, a consulta é essencial para a decisão de adoção do modelo cívico-militar, que será implementado de forma gradual, visando um acompanhamento detalhado e possível ampliação.
Podem participar da consulta pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes a partir de 16 anos e profissionais da equipe escolar. Caso mais de 45 escolas manifestem interesse, critérios de desempate serão aplicados, como a proximidade de outra unidade não participante e o número de votos válidos.
O projeto segue o Currículo Paulista e contará com apoio da Secretaria da Segurança Pública na seleção de monitores e atividades extracurriculares. O investimento previsto é de R$ 7,2 milhões, considerando a expectativa final de 100 escolas cívico-militares.
As escolas selecionadas serão divulgadas até o final de agosto, coincidentemente com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual. Estudantes interessados poderão registrar a intenção de transferência para essas unidades ou outras da rede até o início de setembro.