SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SÃO BERNARDO TOMA POSSE NO PAÇO MUNICIPAL
Na manhã desta terça-feira (7), o médico Jean Gorinchteyn assumiu o cargo de Secretário Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo. A cerimônia, realizada no 19º andar do Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Marcelo Lima e da enfermeira Mônica Calazans, a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil.
Jean Gorinchteyn, que foi Secretário de Saúde do Estado de São Paulo durante a pandemia, destacou a importância da vacinação e o simbolismo da presença de Mônica Calazans. “Eu gostaria de pedir licença para mencionar Mônica Calazans, que está aqui conosco. Ela foi a primeira brasileira vacinada contra a Covid-19 e representa muito mais do que isso. Mulher, negra, enfermeira, Mônica simboliza que a segregação faz parte da nossa história, mas ela também mostrou que a esperança estava na vacina. Assim como a esperança, hoje, está em nosso trabalho conjunto. Coincidência ou não, até a cor de sua roupa nos lembra a importância de transformar desafios em realizações”, declarou.
Mônica vestia verde, cor que, segundo Gorinchteyn, simboliza esperança e renovação. A escolha do traje reforçou o tom de otimismo da cerimônia.
O prefeito Marcelo Lima enfatizou a escolha de Gorinchteyn pelo equilíbrio entre competência técnica e sensibilidade humana. “Quando escolhi o doutor Jean, considerei não apenas sua capacidade técnica, mas também seu olhar humano. Ele tem carta branca para fazer de São Bernardo um modelo para o Brasil”, afirmou o prefeito.
Jean Gorinchteyn assume com o compromisso de ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, além de priorizar o acolhimento e o respeito aos cidadãos. “A saúde pública é um reflexo da dignidade de uma cidade, e não mediremos esforços para transformar essa dignidade em realidade”, concluiu o novo secretário.