SENAC SÃO BERNARDO DO CAMPO OFERECE ENSINO MÉDIO TÉCNICO E INVESTE NO APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS
SENAC SÃO BERNARDO DO CAMPO OFERECE ENSINO MÉDIO TÉCNICO E INVESTE NO APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS clique aqui e ouça a matéria

Segundo o Datafolha, 98% dos jovens desejam ensino que os deixem preparados para o mercado de trabalho. Resiliência, empatia e adaptabilidade estão entre as competências trabalhadas pelo Jeito Senac de Educar

É durante o ensino médio que os alunos passam a fazer questionamentos importantes sobre o futuro, a possibilidade de trilhar novos caminhos e seus propósitos de vida para além do cenário escolar.

Com a preparação para processos seletivos de vestibulares, por exemplo, surgem diversas preocupações e, por isso, o foco nas habilidades socioemocionais na grade curricular se faz essencial.

Além disso, é por meio de competências como resiliência, adaptabilidade, empatia, bom relacionamento interpessoal e criatividade que se torna possível uma preparação mais eficiente e segura aos desafios do mercado.

Levantamento, realizado pelo Datafolha em abril deste ano, destaca que 98% dos jovens brasileiros que cursam o ensino médio das redes públicas neste momento querem uma escola que os deixem preparados para os desafios do mercado de trabalho. Além disso, nove em cada 10 desses alunos gostariam de escolher uma área para aprofundar estudos durante a etapa.

Outro dado interessante do estudo releva que a grande maioria acredita que a tecnologia pode melhorar a aprendizagem.

Simone Cristina Moraes, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac São Bernardo do Campo, comenta que a instituição atua com uma metodologia inovadora e ativa. “Nela, o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem e vivencia situações conectadas com a realidade, tendo a oportunidade de opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento”, explica.

Desde o último dia 29 de agosto (segunda-feira), o Senac São Bernardo do Campo está com inscrições para matrículas do Ensino Médio Técnico, também ofertado em 19 unidades do Estado. Desde 2019, o Senac é pioneiro e inovador no Ensino Médio Técnico integrado, já alinhado às novas diretrizes propostas pelo Novo Ensino Médio (Lei 13.415). O curso se preocupa com a formação técnica e cidadã do estudante, proporcionando uma maior autonomia e desenvolvimento de competências alinhadas ao mundo do trabalho. Além disso, os jovens passam por uma sólida preparação para grandes provas, como o Enem e vestibulares, e situações de ensino-aprendizagem que possibilitam soluções de questionamentos da vida cotidiana. “São desenvolvidos durante o curso projetos que integram as áreas de conhecimento e a formação técnica e profissional. A avaliação é contínua, onde todas as atividades desenvolvidas em sala e fora dela são avaliadas. Além disso, desde o 1º ano o aluno participa de simulados do Enem, fazendo com que ele se sinta seguro e preparado para esse momento. Todo esse processo desenvolve a autonomia do aluno, para que ele esteja preparado para os desafios da vida pessoal e profissional”, acrescenta Simone.

Ensino aliado à tecnologia e integração dos saberes

Cada vez mais conectado às tecnologias e formas de retenção do conhecimento do estudante, o Senac São Paulo chega ao próximo ano letivo com 100% de sua rede de professores treinados para utilizar plataformas como o Minecraft: Edição Educacional, da Microsoft. Ao todo, foram habilitados 440 educadores para interagir com os alunos em sala de aula.

“Além dos professores, com uma base de formação sólida e experiência profissional na área, as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais em diversos ambientes da escola, explorando toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos”, complementa Simone.

A implementação desta ferramenta possibilita vivências imersivas em diversos momentos. Um bom exemplo vem da unidade de São Bernardo do Campo, localizada no ABC Paulista, em que o professor Vinícius Defillo Pintor, de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, utilizou o sistema para simular, junto aos jovens do segundo ano do Ensino Médio Técnico em Informática, a análise da formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações, por exemplo com as navegações e expansão marítima europeia.

Além do Minecraft: Edição Educacional, a proposta pedagógica associada aos espaços de aprendizagem são incentivadores do uso de diversas tecnologias – das mais simples, como computadores, tablets e celulares, às mais complexas, como componentes tecnológicos voltados à Tecnologia da Informação – para complementar os ensinamentos de forma prática e acessível a todos.

Em 2023, o Senac São Bernardo do Campo irá ofertar quatro turmas do Ensino Médio Técnico: são 168 vagas no total, divididas em duas turmas do Técnico em Informática no período da manhã e duas turmas do Técnico em Multimídia, no período da tarde.

Também é possível agendar no site uma visita para conhecer a estrutura da unidade. “A dica é para os alunos aproveitarem ao máximo a infraestrutura, a experiência dos professores e a oportunidade de vivenciarem uma educação que possibilita desenvolver atitude empreendedora, colaborativa, sustentável, além de visão crítica, competências muito valorizadas hoje no mercado de trabalho. Além disso, o projeto de vida, desenvolvido durante os 3 anos, será uma base importante para o aluno traçar seus objetivos pessoais e profissionais, realizando seus sonhos”, finaliza a coordenadora.

Serviço

Senac São Bernardo do Campo

Endereço: Av. Senador Vergueiro, 400 – Centro, São Bernardo do Campo – SP

Matrículas para Ensino Médio Técnico do Senac São Bernardo do Campo

Início das inscrições: 29 de agosto de 2022

Para mais informações, acesse:

https://www.sp.senac.br/senac-sao-bernardo-do-campo/ensino-medio-tecnico

Para agendamento de visita à unidade:

https://www.sp.senac.br/agendaemed-portal/unidades

Fotos divulgação Senac/SP

Tagged: ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content