SENAI-SP ABRE MAIS DE 1.700 VAGAS EM CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SÃO BERNARDO E OUTRAS CIDADES

SENAI-SP ABRE MAIS DE 1.700 VAGAS EM CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SÃO BERNARDO E OUTRAS CIDADES

Vagas são para jovens e adultos em 40 unidades SENAI do estado de São Paulo; inscrições ficam abertas até o dia 3 de junho

São Paulo, 23 de maio de 2024 – O SENAI-SP abriu cerca de 1.700 vagas para cursos gratuitos de formação profissional, tanto para nível técnico quanto para qualificação profissional. As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até o dia 3 de junho e as aulas têm previsão de início no segundo semestre de 2024.

Mais de 40 unidades SENAI do estado de São Paulo estão disponibilizando as vagas presenciais, incluindo os municípios de Americana, Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Diadema, Guarulhos, Indaiatuba, Iracemápolis, Itatiba, Jandira, Jaú, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Pirituba, Presidente Prudente, Rafard, Santa Bárbara d’Oeste, Santana de Parnaíba, Santo André, Osasco, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Suzano, Taubaté, Valinhos e Votuporanga. Na capital paulista, as escolas estão nos bairros: Brás, Mooca, Santo Amaro, Tatuapé, Vila Alpina, Vila Leopoldina e Vila Mariana.

Os Cursos de Qualificação Profissional (Aprendizagem Industrial) promovem uma formação básica para ocupações específicas, para que jovens possam atuar em seu primeiro emprego na indústria. Os conteúdos são mais voltados para a prática profissional, com carga horária variada entre 800h e 1.600h. Como requisito, os alunos devem ter o Ensino Fundamental completo, além de idade entre 14 e 24 anos até a conclusão do curso.

Já os Cursos Técnicos são aqueles que equilibram teoria e prática de forma mais aprofundada, proporcionando uma base para a continuidade dos estudos em níveis superiores, como cursos tecnólogos, também ofertados pelo SENAI-SP. Além disso, os cursos de formação técnica colocam os alunos em contato com problemas reais da indústria e têm carga horária de até dois anos. São destinados a estudantes que estão estudando ou já concluíram o Ensino Médio, sem limite máximo de idade para a realização.

Para os Técnicos, as vagas abertas são em Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica, Mecatrônica, Plásticos e Qualidade. Na Aprendizagem, as opções envolvem: Assistente Técnico de Vendas, Auxiliar de Linha de Produção, Auxiliar de Produção Gráfica, Confeccionador de Roupas, Construtor de Edificações, Costureiro Industrial, Eletricista Industrial, Mecânico de Automóveis Leves, Mecânico de Manutenção, Operador de Processos Logísticos, entre outros.

Ambos os processos seletivos acontecem por meio da aplicação de uma prova, composta por 60 questões de múltipla escolha. Para participar, basta inscrever-se pelo site: www.sp.senai.br.

Acesse abaixo o cronograma completo e links de inscrição:

Cursos de Qualificação Profissional (Aprendizagem Industrial)

Cursos Técnicos

  • Inscrições: até 03/06/2024
  • Prova: 23/06/2024
  • Resultados: 15/07/2024
  • Matrícula classificados (1ª chamada): 15 a 19/07/2024
  • Matrícula suplentes (2ª chamada): 22/07/2024
  • Matrícula suplentes (3ª chamada): 23/07/2024
  • Link de inscrição: www.sp.senai.br/cursos-tecnicos-comunidade

Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de apoiar o aumento da competitividade da indústria por meio de ações de educação profissional, inovação e tecnologia, e empreendedorismo industrial. Com mais de 80 anos de atuação, o SENAI-SP supera 1 milhão de matrículas anuais, abrangendo desde cursos para a qualificação básica até a pós-graduação, nas modalidades presencial e online. São 90 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado de São Paulo, além de 78 escolas móveis, que levam soluções customizadas para a indústria.

A instituição oferece soluções em inovação e tecnologia, atuando nas mais diversas áreas de competência, como alimentos e bebidas, biotecnologia, energias renováveis, manufatura avançada e logística, reunindo profissionais qualificados e infraestruturas tecnológicas, como o Centro de Conectividade, o Laboratório de CyberSegurança, e o OpenLab da Indústria 4.0. Na área de empreendedorismo industrial, atua com programas de aceleração de startups, de inovação aberta, intraempreendedorismo e cultura inovadora, com soluções para indústrias de todos os portes e setores.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.