SIMULADO NA VIA ANCHIETA REFORÇA PROTOCOLO DE INTEGRAÇÃO DA DEFESA CIVIL DE SÃO BERNARDO
Treinamento teve como objetivo aprimorar a atuação integrada das forças de segurança e emergência; município amplia diretrizes para garantir plano eficaz de contingência
A equipe da Defesa Civil de São Bernardo participou, nesta quarta-feira (22/10), de um simulado de acidente com vazamento de produto químico inflamável, em decorrência do tombamento de uma carreta no Km 27 da Via Anchieta, sentido Litoral, pista expressa. A ação teve como principal objetivo o aperfeiçoamento da integração entre as forças de segurança e emergência.
O exercício reforça os protocolos de segurança do município em ocorrências envolvendo produtos perigosos. Segundo o diretor da Defesa Civil, Flávio Soares, a partir da confirmação de que o líquido derramado é um produto químico, a prioridade dos agentes é impedir que ele alcance córregos, margens da Represa Billings ou estações de tratamento da Sabesp. Outro fator crítico é verificar se a substância se dispersou no ar em direção a áreas residenciais.
“Confirmada uma dessas situações, a Defesa Civil aciona imediatamente o plano de contingência, em conjunto com outras secretarias municipais, como Educação, Esporte, Saúde e Assistência Social, para garantir que as pessoas sejam removidas das áreas de risco e encaminhadas a locais seguros, como EMEBs e centros esportivos. Nosso foco é preservar a integridade da população até que todo o risco seja eliminado, o que, em alguns casos, pode levar dias”, explicou Soares.
O treinamento contou com a participação conjunta de diversos órgãos, entre eles o Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Científica e agências ambientais, como a Cetesb.
“Precisamos estar sempre preparados para acionar nosso protocolo municipal sempre que necessário. A simulação de hoje, realizada em parceria com a Ecovias e outras forças de trabalho, torna o município mais capacitado para responder a emergências e aprimorar seus planos de contingência, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil”, destacou a vice-prefeita Jessica Cormick, que acompanhou a ação na Via Anchieta.
SIMULAÇÃO – Durante o exercício, um caminhão que transportava etanol colidiu com a traseira de um micro-ônibus que havia apresentado pane mecânica. Com o impacto, o veículo de carga tombou, provocando o derramamento da substância inflamável na pista. Em seguida, um carro de passeio também se chocou com o micro-ônibus. Ao todo, foram registradas 11 vítimas, sendo uma fatal, duas em estado grave, três com ferimentos leves e cinco ilesas.