O programa Smart Sampa, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, foi reconhecido internacionalmente nesta segunda-feira (29), em Madri, com o Prêmio UCCI 2025 de Inovação Ibero-americana. A iniciativa foi a única premiada na categoria de segurança pública e se destacou entre 28 projetos de 18 cidades.

A cerimônia aconteceu durante o Fórum Ibero-americano de Inovação Pública Local, promovido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). O prêmio foi entregue pelo prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida.

Representando o prefeito Ricardo Nunes, o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, recebeu o reconhecimento internacional pelo programa, que utiliza tecnologias como inteligência artificial, sensores urbanos, geolocalização e monitoramento em tempo real para aprimorar a segurança da capital paulista.

“Estou extremamente honrado por representar o prefeito Ricardo Nunes neste evento internacional e mostrar ao mundo que São Paulo está na vanguarda da inovação pública,” afirmou Orlando Morando.

O sistema conta com 40 mil câmeras distribuídas por São Paulo, sendo 20 mil da administração municipal e outras 20 mil integradas do setor privado. As câmeras realizam leitura automática de placas, reconhecimento facial e envio de alertas em tempo real, permitindo respostas mais rápidas por parte das equipes de segurança.

Desde a adoção do sistema de reconhecimento facial, em novembro de 2024, foram registradas 1.987 prisões de foragidos da Justiça, além de 3.242 flagrantes e 90 pessoas localizadas após cruzamento de dados com outros órgãos.

Além de São Paulo, também foram premiadas as cidades de Bogotá, Cidade do México, San Juan e Montevidéu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.