Como parte da política habitacional do município, gestão Marcelo Lima entregou títulos de 48 lotes para proprietários de imóveis do bairro, situado na região do Grande Alvarenga

A segurança da titularidade do imóvel está cada dia mais presente entre famílias de São Bernardo, com o avanço das ações de regularização fundiária da Prefeitura, sob gestão de Marcelo Lima. Na noite desta quarta-feira (4/2), foi a vez dos moradores do Parque Hawaí, na região do Grande Alvarenga, realizarem sonho antigo, que, para muitos, demorou quase quatro décadas. O prefeito entregou 48 escrituras durante atividade promovida na sede da Associação do bairro, com a participação da população e lideranças da comunidade.

“O poder público precisa trabalhar para realizar o sonho das pessoas, para transformar vidas. Estamos honrando esse compromisso, seja entregando o documento da casa própria, que vocês tanto batalharam para conquistar, seja inovando com programas que permitem ao morador, entre outros avanços, fazer um curso superior de forma gratuita pela faculdade municipal da Prefeitura”, destacou o prefeito Marcelo Lima.

Maria Rosineide dos Santos, de 54 anos, celebrou a conquista do título do imóvel em seu nome depois quase 30 anos de luta. “Desde que cheguei aqui, com meus pais, a gente corre atrás. Uma casa sem escritura não tem valor. É muito bom ter a casa própria, que você pode fazer o que quer”, disse a moradora, que aprovou os avanços no bairro. “Está melhorando muito, graças a Deus. O que o prefeito falou é verdade. Agora a gente tem mais segurança”, concluiu.

MAIS AVANÇOS – Em 2025, a Prefeitura de São Bernardo acelerou o ritmo de intervenções estruturais por toda a cidade, incluindo a região do Grande Alvarenga, contemplada com urbanização integrada, obras de requalificação viária, entre outras melhorias. No período, somente no Parque Hawaí, 15 ruas ganharam asfalto novo. Em breve, praça do bairro será revitalizada. A Prefeitura também entregou Ecoponto para atender os moradores da região, reduzindo acúmulo de lixo descartado de forma irregular. 

Quem nasceu e foi criado no Parque Hawaí relembra dificuldades, mas reconhece os avanços a partir de 2025. É o caso de Mônica Aparecida Faria, de 52 anos, presidente da Associação de Moradores do bairro. “A gente nunca viu tanto movimento acontecer aqui dentro. Antes o asfalto era precário, da época da formação do bairro, no fim dos anos de 1980. E hoje a gente tem asfalto novo. Logo, logo nossa comunidade será modelo para a cidade, se continuar da forma que está indo, com tantos benefícios chegando pra gente.”

CARAVANA DA REGULARIZAÇÃO – Com as 48 escrituras entregues nesta semana, o Parque Hawaí passa a ter 389 lotes regularizados. Outros 119 lotes aguardam atualização cadastral para a liberação da escritura. Para auxiliar os moradores na realização do procedimento, equipe da Secretaria de Habitação de São Bernardo fará plantão de atendimento na sede da Associação de Moradores do Parque Hawaí nesta quinta-feira (5/2), com a Caravana da Regularização Fundiária.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.