SP REGISTRA MELHOR SEMESTRE PARA NOVAS EMPRESAS EM 26 ANOS

SP REGISTRA MELHOR SEMESTRE PARA NOVAS EMPRESAS EM 26 ANOS

O estado de São Paulo registrou um saldo de 88.944 novas empresas no primeiro semestre de 2023, o melhor resultado em 26 anos. De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), foram abertas 151.303 novas empresas entre janeiro e junho, um número sem precedentes desde 1998.

O total de novas empresas abertas supera em 1.400 o número do primeiro semestre de 2022, destacando a forte recuperação econômica do estado. Vale ressaltar que os dados da Jucesp não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), cujos registros são de responsabilidade do governo federal.

O governo estadual tem se esforçado para desburocratizar, reduzir a carga tributária e melhorar o ambiente de negócios para estimular a atividade produtiva. Com isso, conseguiu um saldo de 240 mil novos postos de trabalho de janeiro a maio, de acordo com a Fundação Seade.

Ao longo do ano, o governo publicou 11 decretos reduzindo a carga tributária de vários setores produtivos até o final de 2024, marcando um novo ciclo para a economia paulista. Entre os beneficiados estão produtores de soja, fabricantes de suco de frutas e bebidas à base de leite, indústria de informática, empresas de data center, fabricantes de embalagens metálicas e medicamentos para fibrose cística, entre outros. Além disso, o ICMS sobre o combustível de aviação foi reduzido até 2024, com a alíquota caindo de 13,3% para 12%.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, tem desempenhado um papel crucial na reindustrialização e atração de investimentos, com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo