SUCESSO DE PÚBLICO: EXPOSIÇÃO DOS RACIONAIS MC’S, NO MUSEU DAS FAVELAS, É PRORROGADA PARA VISITAÇÃO ATÉ 31 DE AGOSTO

SUCESSO DE PÚBLICO: EXPOSIÇÃO DOS RACIONAIS MC’S, NO MUSEU DAS FAVELAS, É PRORROGADA PARA VISITAÇÃO ATÉ 31 DE AGOSTO

A mostra que destaca a história e o impacto cultural global de um dos maiores ícones do rap brasileiro já recebeu mais de 80 mil pessoas desde sua estreia em dezembro; Um minidocumentário da exposição será lançado no dia 30/05
 

 O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, em parceria com a Boogie Naipe, anuncia a prorrogação da data final da exposição “Racionais MC’s: O Quinto Elemento”, para 31 de agosto. Com curadoria de Eliane Dias, a exposição, que está em cartaz desde dezembro, já recebeu mais de 80 mil pessoas, que puderam conhecer a origem, trajetória e o universo criativo de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
 

A exposição, que conta também com a co-curadoria de Jairo Malta, o rapper Vitinho RB e André Caramante, foi premiada na edição de 2024 do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). Ela conquistou o prêmio na categoria Música Popular – Projeto Especial, destacando-se por sua relevância histórica e contribuição para a valorização da cultura e memória das periferias. Recebeu ainda a premiação de melhor exposição pelo Portal Pepper.
 

O Museu das Favelas lançará, dia 30 de maio, em seu canal no YouTube, um minidocumentário inédito da exposição. A produção traz depoimentos dos integrantes, imagens de arquivo e registros da exposição, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre a importância cultural e social do grupo.
 

“A exposição Racionais MC’s – O Quinto Elemento tem sido um poderoso encontro entre memória, arte e identidade periférica. Mais de 87 mil pessoas já passaram por aqui e, em apenas seis meses, a mostra foi premiada duas vezes, o que só reforça o quanto essa história precisa – e quer – continuar sendo contada. Prorrogar essa exposição é seguir abrindo espaço para que as vozes das favelas ocupem o centro, com a força transformadora que sempre tiveram. Essa trajetória também é fruto de uma parceria potente com Eliane Dias, curadora da mostra, e com a Boogie Naipe, que esteve conosco em cada etapa como parceira estratégica”, afirma Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.
 

Proporcionando uma experiência imersiva e transformadora ao público, a mostra é dividida em eixos temáticos, que conduz os visitantes por um percurso expográfico concebido pelo Atelier Marko Brajovic, que reflete a força das palavras e a energia dos Racionais. A trajetória do grupo e de cada integrante é apresentada de forma clara e intensa, por meio de instalações luminosas que despertam emoção e traduzem momentos de tensão, orgulho, movimento e conexão. Esse equilíbrio entre o racional e o emocional revela a potência do discurso dos Racionais e sua capacidade de sensibilizar e provocar reflexão.
 

O trajeto da exposição é carregado de simbologias que destacam os valores centrais do grupo — união, lealdade e coragem — elementos que, juntos, compõem o conceito do “quinto elemento”. Esse conceito, presente na cultura hip hop, representa a consciência ou o conhecimento que transforma vidas, somando-se aos quatro elementos tradicionais do movimento: MC, DJ, B-Boys/B-Girls e grafite. A comunicação visual, assinada pelo coletivo de arte Vilanismo, reforça essa essência ao explorar o caráter físico e analógico do acervo, ressaltando o legado do grupo. A exposição segue em exibição e convida o público a se conectar com a história viva dos Racionais e com as potências das periferias.
 

A exposição Racionais MC’s: O Quinto Elemento representa um marco na trajetória do grupo, reafirmando a importância de sua memória e produção para o Brasil e destacando a relevância de preservar esse legado. Ao longo de 35 anos, Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue transformaram a cultura brasileira, quebraram barreiras e conquistaram reconhecimento nacional e internacional, com inúmeros prêmios e milhões de discos vendidos.
 

“Racionais MC’s: O Quinto Elemento é mais do que uma exposição, é um encontro potente entre memória, arte e a força viva das favelas. Prorrogá-la é seguir abrindo espaço para que essas vozes, que moldam e transformam a cultura brasileira, ocupem o centro. No idg, acreditamos que esperançar futuros possíveis passa justamente por reconhecer e valorizar as narrativas que nascem nas periferias e inspiram o mundo”, afirma Ricardo Piquet, diretor-geral do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, instituição responsável pela implementação e gestão do Museu das Favelas.
 

Além dessa exposição, o Museu oferece ao público a exposição de longa duração Sobre Vivências, que ocupa o 1º andar da nova sede e traz as estéticas de artistas multiculturais que celebram a cultura, memória e cotidiano das favelas. Também está em cartaz a exposição itinerante Favela é Giro.
 

Serviço | Exposição Racionais MC´s: O Quinto Elemento


Entrada: Gratuita, necessário a retirada de ingresso antecipado no site ou na recepção do Museu, sujeito a disponibilidade para o dia.
Endereço: Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
Último dia: 31 de agosto de 2025

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.