TEATRO CACILDA BECKER, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO, RECEBE ESPETÁCULO ‘TUDO EM VOLTA ESTÁ DESERTO’

O espetáculo Tudo em Volta Está Deserto, dirigido por Christian Landi e com dramaturgia de Vitor Julian, chega a São Bernardo do Campo nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, com apresentações gratuitas no Teatro Cacilda Becker. A circulação estadual da peça recria atmosferas de 1971, período marcado pela repressão da ditadura militar, para narrar a trajetória de um grupo guerrilheiro que assassina um empresário ligado ao regime. Entre drama e narratividade, a encenação propõe um mergulho ficcional nas tensões políticas e sociais dos chamados “anos de chumbo”, convidando o público a refletir sobre um passado recente e decisivo da história brasileira.
“Relembrar esse período tão difícil da história do Brasil é fundamental para que nunca mais se repita. Como artista e cidadão, considero obrigatório me posicionar, e a peça convida o público à construção de um pensamento crítico. Há uma força coletiva na encenação, motivo da escolha por um elenco numeroso e diverso. As personagens resgatam memórias de acontecimentos que marcaram a época, sem perder o diálogo com o presente. Defender a democracia é sempre uma pauta atual e urgente”, destaca o diretor Christian Landi.
Além das sessões do espetáculo, o público poderá participar da roda de conversa e da oficina Atuação e a Poética da Cena, conduzida pelo próprio diretor. As atividades reforçam o caráter formativo do projeto, que tem percorrido diferentes cidades do estado.
A oficina, fruto de uma pesquisa desenvolvida ao longo de oito anos, propõe uma experiência prática de improvisação, criação de personagens, ação física e relação com o espaço. Destinada a jovens e adultos a partir de 16 anos, busca aproximar os participantes da metodologia de trabalho aplicada no processo criativo da peça.
“Oferecer a oficina a um público diverso é estar em sintonia com o desejo de uma troca genuína com o próximo. Ao mesmo tempo, amplia o acesso ao teatro e mostra que a criação artística é possível mesmo sem formação ou conhecimento específico na área. A partir de cenas da peça, os participantes terão contato com uma dramaturgia inédita, que os convida a pensar e agir como artistas criadores, fomentando o entrelaçamento entre arte e vida”, completa Christian Landi.
Todas as atividades são gratuitas e contam com intérprete de Libras em algumas sessões, reforçando o compromisso do projeto em ampliar o acesso à arte e à memória coletiva.
“A história, as artes e a linguagem são territórios em disputa, nos quais memória e esquecimento definem como enxergamos determinado período. No início da década de 1970, a intensificação da repressão militar sufocou movimentos de resistência e fechou as janelas que apontavam para a perspectiva de um futuro mais livre e justo. Esta peça recupera, em uma ficção alicerçada em dados reais, as ações de homens e mulheres que se opuseram a todo custo. Com isso, esperamos contribuir para manter abertas as janelas do nosso tempo”, finaliza o dramaturgo Vitor Julian.
Tudo em Volta está Deserto é um projeto realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro, São Bernardo do Campo – SP
Entrada gratuita
Retirada de ingressos: 1h antes das apresentações
Inscrição para oficina: pelo Instagram do projeto @tudoestadeserto
Classificação: 16 anos
15/11/25 | sábado
20h | Apresentação do espetáculo Tudo em Volta está Deserto
Roda de conversa (após o espetáculo)
16/11/25 | domingo
10h30 às 13h30 | Oficina “Atuação e a Poética da Cena”
18h | Apresentação do espetáculo Tudo em Volta está Deserto
Atividade com intérprete de Libras.
Foto Crédito: Italo Iago
