Montagem do Coro da Cidade pode ser conferida na sexta-feira (5), no sábado (6) e no domingo (7); ingressos estão à venda

 O Coro da Cidade de Santo André vai levar a potência sonora da obra Carmina Burana ao Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, em um espetáculo de 150 vozes, que pode ser conferido em apresentações nos dias 5 (sexta-feira), às 20h30, 6 (sábado), às 20h, e 7 (domingo), às 18h. 

Será a primeira vez que a obra consagrada da música de concerto será apresentada em Santo André, sob a regência e a concepção artística do maestro Roberto Ondei, com realização da Associação Coro da Cidade de Santo André. Os últimos ingressos estão à venda no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/carmina-burana

Nesta versão, a emblemática cantata composta pelo alemão Carl Orff em 1936 ganha forma com dois pianos, percussão, um elenco de 130 cantores adultos e a participação especial do Coro Infantil. Completam o time três solistas – Raquel Paulin (soprano), Sebastião Teixeira (barítono) e Bruno Costa (contratenor) –, além do ator André Orbacan, bailarinos e projeções com legendas, que ajudam a contar a história por trás dos poemas medievais que inspiraram a composição.

A montagem é mais do que uma apresentação musical. É uma experiência estética e reflexiva, que percorre temas como destino, religiosidade, prazer, ciclos da vida e dualidades humanas, com um roteiro envolvente que costura os significados da obra à luz do presente.

A direção musical é de Roberto Ondei, com direção cênica e coreografia de Marisa Ballarini, preparação vocal de Silvia Hokama e regência do Coro Infantil por Regina Kinjo. Os pianistas Ariã Yamanaka e Wesley Rocha completam a formação instrumental.

Para a Associação Coro da Cidade de Santo André, o projeto vai muito além do palco. “Nós, membros da Diretoria da Associação do Coro da Cidade de Santo André, acreditamos que o canto coral é muito mais do que uma expressão artística, é uma poderosa ferramenta de transformação social, não apenas pela beleza da música, mas pelos inúmeros benefícios que esta proporciona a quem participa. Além de promover integração social, o canto coral estimula diversas áreas do cérebro, trazendo ganhos cognitivos significativos aos participantes”, afirma Sandra Jankops, presidente do Coro.

“Para os coristas, o Coro é um espaço de acolhimento, autoconhecimento e pertencimento. Para a sociedade, é uma ponte de cultura, inclusão e bem-estar”, completa.

Palestra – Antecedendo a estreia, no sábado (30), às 15h, o maestro Roberto Ondei ministra uma palestra especial sobre a história de Carmina Burana e suas conexões com o humanismo, o cristianismo, grandes pensadores e correntes revolucionárias no auditório da UFABC – Campus São Bernardo do Campo.

O nome “Carmina Burana” vem do latim e quer dizer “Canções de Benediktbeuern”. Em 1847, nesta cidade alemã, o estudioso de dialetos Johann Andreas Schmeller encontrou e publicou um manuscrito composto por 254 poemas e textos dos séculos XI, XII e XIII e deu o nome de “Carmina Burana”.

Estes textos tratavam-se de poesias de caráter profano escritas por diferentes poetas, com culturas e ideologias diversas e, por isso, os seus estilos são bastante diversificados. Essas peças eram escritas em latim medieval, alternadas com trechos em francês provençal, idioma alemão dos anos 1050 e 1350 e até o latim macarrônico que é, essencialmente, um latim corrompido de forma intencional com o objetivo de produzir um efeito cômico.

Em 1936, o compositor alemão Carl Orff escolheu cerca de 20 dos 254 poemas de Carmina Burana e os musicou de forma totalmente nova, embora imitasse algumas características musicais típicas do período medieval, como o canto gregoriano e os intervalos de quinta justa. 

A palestra vai acontecer no auditório da UFABC – Campus São Bernardo do Campo. Informações nas redes do Coro da Cidade de Santo André (@corodacidadedesantoandre).

Serviço

Espetáculo Carmina Burana – com Coro da Cidade de Santo André

Datas: 5/9 (sexta), às 20h30; 6/9 (sábado), às 20h; 7/9 (domingo), às 18h

Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro

Classificação indicativa: Livre (recomendado para maiores de 6 anos)

Ingressos: à venda no Sympla (link para clique) https://www.sympla.com.br/evento/carmina-burana/3033616?referrer=www.bing.com

Palestra: 30 de agosto (sábado), às 15h

Local: UFABC – Campus de SBC | Informações nas redes do Coro da Cidade de Santo André

Instagram: @corodacidadedesantoandre

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.