Conhecida como Dona Ana na região, a benzedeira do Parque São Bernardo, Ana Maria Lemes, de 70 anos, mantém viva a tradição e a história deixadas por seu pai, Antônio da Silva Lemes. O legado atravessa gerações, unindo fé e sabedoria popular. Em sua casa, são atendidas centenas de pessoas diariamente em busca de ajuda e conforto espiritual.

Dona Ana começou a benzer aos 12 anos. Após o falecimento do pai, aos 89, decidiu seguir o legado dele e continuar com as orações a quem precisa. Durante os atendimentos, ela conta com o apoio da família. Lia, sua cunhada, começou a ajudar quando Dona Ana ficou doente. “É uma experiência boa e eu aprendo muito ajudando o próximo”, contou Lia à TV São Bernardo.

De religião espírita, Dona Ana é aposentada e realiza os atendimentos unindo dom, fé, amor e dedicação. Ao repórter Eli Lima, mostrou as imagens dos santos que recebeu de familiares e moradores da região e explicou que chega a atender até 500 pessoas por dia. A demanda é tanta que, às vezes, os atendimentos seguem até a noite. Mesmo quando viaja para Minas Gerais, sua terra natal, vizinhos a procuram para se benzer com ela.

Enquanto o portal aguardava para conversar com Dona Ana, ouvimos algumas pessoas que estavam na fila. Silva Regina veio de Sorocaba, no interior de São Paulo, para ser atendida. Já a técnica de enfermagem Kátia Goes passou com Dona Ana há 16 anos, por indicação de uma amiga, e retornou recentemente. A gari Aronilda Lucas contou que acompanha Dona Ana desde a época em que ela ainda trabalhava ao lado do pai, Antônio.

Os atendimentos são presenciais e gratuitos, realizados de forma solidária, com doações de alimentos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua Paula Souza, 39, no Parque São Bernardo, sempre por ordem de chegada. Mensalmente, são distribuídas cerca de 30 cestas básicas a quem necessita de ajuda.

Repórter: @elilimaofc

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.