TRAGÉDIA NO TEXAS: 43 MORTES E 27 MENINAS DESAPARECIDAS EM ACAMPAMENTO; GOVERNO BRASILEIRO LAMENTA

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu nota à imprensa, neste sábado (5), que expressa condolências ao povo e ao governo dos Estados Unidos (EUA) pelas mortes confirmadas, pessoas desaparecidas e as centenas de desabrigados em decorrência de fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado do Texas, na sexta-feira (4).
No texto em que manifesta solidariedade, o governo brasileiro aponta causas de eventos climáticos extremos.
“O governo do Brasil reafirma que as alterações climáticas intensificam eventos extremos e aumentam a frequência de desastres semelhantes, o que torna ainda mais urgente a necessidade de medidas conjuntas por parte da comunidade internacional”, diz a nota do Itamaraty.
O MRE também confirmou que, até o momento, não há registro de vítimas brasileiras. Em caso de emergência, a comunidade brasileira residente no Texas poderá entrar em contato com o plantão do Consulado-Geral em Houston, pelo telefone +1 (281) 384-4966.
O QUE ACONTECEU
Na madrugada de sexta-feira (4), uma tempestade intensa provocou a elevação repentina do Rio Guadalupe, que subiu cerca de nove metros em pouco tempo, arrastando estruturas, casas móveis e inundando completamente áreas urbanas e rurais do Condado de Kerr.
Um dos pontos mais afetados foi o Camp Mystic, um acampamento cristão de verão para meninas localizado às margens do rio. Segundo autoridades locais, 27 meninas seguem desaparecidas após o local ser atingido pelas águas. O número de mortes confirmadas subiu neste domingo para 43, sendo 28 adultos e 15 crianças, conforme noticiou o jornal San Antonio Express-News.
Equipes de resgate atuam com helicópteros, drones, cães farejadores e grupos a pé, vasculhando áreas de mata, bueiros e locais de difícil acesso. As buscas foram intensificadas com a queda do nível da água.
CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO
O cenário no acampamento é desolador. Cabines ficaram reviradas, colchões e roupas foram arrastados e objetos pessoais ficaram espalhados, segundo o San Antonio Express-News.
VÍDEO MOSTRA O IMPACTO
Imagens publicadas no TikTok pela usuária @dpaige323 mostram o rastro de destruição deixado pela enchente em Camp Mystic.
Créditos: Agência Brasil e jornal San Antonio Express-News – https://www.expressnews.com/