TRANSFORMADOR DE 250 TONELADAS VIROU ATRAÇÃO NO NORDESTE DURANTE TRANSPORTE

TRANSFORMADOR DE 250 TONELADAS VIROU ATRAÇÃO NO NORDESTE DURANTE TRANSPORTE

O transporte de um transformador de 250 toneladas, que será instalado no Parque Eólico Serra da Palmeira, na Paraíba, vem chamando atenção por onde passa e se tornou uma verdadeira atração. Com mais de 11 metros de comprimento e 4,2 metros de largura, o equipamento impressiona pelo tamanho e importância: é 50 vezes mais potente que transformadores tradicionais e será peça-chave para a conversão de energia eólica em elétrica.

O transformador foi fabricado na China e chegou ao Brasil pelo Porto de Suape, em Pernambuco. Desde o início do percurso, em 15 de março, no Cabo de Santo Agostinho, a operação de transporte mobiliza diversos órgãos e altera a rotina das cidades por onde passa. A velocidade média é de apenas 7 km/h, e a carga conta com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio de carros e motos.

O comboio virou ponto de encontro nas cidades, atraindo curiosos que chegam a fazer churrascos e aplaudir a passagem do transformador, como se fosse um desfile. O transporte, no entanto, ainda enfrenta desafios logísticos. Atualmente, o equipamento está em Soledade (PB), onde passará por troca de carreta para seguir viagem pela PB-117. A retomada do transporte está prevista para segunda-feira (31).

Um segundo transformador idêntico deve chegar ao Brasil em abril e percorrer o mesmo trajeto. Quando em operação, o parque eólico terá capacidade de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.

Reprodução TikTok

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.