TRE-SP CASSA MANDATOS DO PREFEITO E DA VICE-PREFEITA DE BARUERI

TRE-SP CASSA MANDATOS DO PREFEITO E DA VICE-PREFEITA DE BARUERI

Cassação foi motivada por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral

São Paulo, 9 de abril de 2025 – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou os mandatos do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita Dra. Claudia (PSB), por uso indevido dos meios de comunicação social durante a campanha eleitoral. A decisão foi tomada nesta terça-feira (8) e também declarou a inelegibilidade, por oito anos, do ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) e do atual prefeito.

Segundo a decisão do TRE-SP, foram utilizados vídeos impulsionados no Instagram, por meio do perfil de Rubens Furlan, com o objetivo de promover as candidaturas de Beto Piteri e Dra. Claudia e atacar o adversário Gil Arantes. O relator do caso, juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, destacou que os candidatos foram marcados nas publicações e tinham pleno conhecimento do conteúdo.

“Tanto José Roberto Piteri quanto Claudia Aparecida Afonso Marques foram cientificados do conteúdo das publicações por meio de referido recurso tecnológico [marcação de perfis] e não podem alegar desconhecimento das publicidades em favor de suas campanhas eleitorais”, afirmou o relator em seu voto.

O relator afastou a alegação de abuso de poder econômico, por considerar que o valor investido nas publicações não foi exorbitante ou desproporcional.

Para o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, o caso é grave. “Foram inúmeros impulsionamentos violadores da norma, de forma a desequilibrar o pleito”, declarou.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: betopiteri/Instagram
Com informações da Agência Brasil

#justiçaeleitoral #barueri #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.