UFABC QUER UTILIZAR ESPAÇOS DO PRÉDIO DO ANTIGO MOINHO SÃO JORGE EM SANTO ANDRÉ
A UFABC (Universidade Federal do ABC), com polos em São Bernardo do Campo e em Santo André, afirmou em nota enviada à TV SBC que tem interesse em utilizar os espaços do prédio do antigo Moinho São Jorge. Fundado em 1953 e localizado na Avenida dos Estados, o antigo moinho foi uma importante instalação moageira no Brasil, contribuindo para a produção de farinha de trigo.
A UFABC ressaltou que, de acordo com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, pretende expandir seu desenvolvimento ao longo dos próximos dez anos, por meio de novos espaços físicos, para a criação de cursos nas áreas de saúde, arte, tecnologia e outras.
O centro de ensino destaca que um dos espaços possíveis para sua expansão é o prédio do Moinho São Jorge, que não vem recebendo atividades nas últimas décadas, mas que deseja utilizar, preservando a identidade do prédio e áreas consideradas relevantes para o patrimônio histórico e cultural, como o Salão de Mármore — um salão de festas luxuoso que já recebeu celebridades como Ray Charles — e a Capela, que era usada para atividades religiosas.
Para que a instituição continue crescendo, a UFABC tem solicitado às prefeituras de São Bernardo e Santo André a destinação de espaços que possam abrigar novas estruturas de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária.
A UFABC explica que, para que o interesse seja concretizado, é necessário que sejam feitas adequações para a adaptação dos demais espaços. Além disso, enfatiza que depende da realização de vistoria técnica e da elaboração de um plano de uso, que poderá ser feito após negociações futuras.