Marcado para 22 de fevereiro (domingo), evento, que tem prova de 10 km e 5 km, reforça compromisso em promover a inclusão e valorização das pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista

A Prefeitura de São Bernardo promove no dia 22 de fevereiro (domingo) a segunda edição da Corrida de Rua Inclusão em Movimento, iniciativa da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista), que, mais do que uma competição, busca promover a conscientização e valorização das pessoas com deficiência. As inscrições, que estão abertas, podem ser feitas até meia-noite do dia 18 de fevereiro, por meio do link: https://minhasinscricoes.com.br/Evento/CorridaInclusaoemMovimento5Ke10K.

O evento terá prova com as distâncias de 10 km e 5 km. A largada está prevista para as 7h, no Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy, com concentração a partir das 6h30. A participação na atividade somente será permitida para pessoas acima dos 16 anos, completados até 31 de dezembro de 2026. 

A inscrição tem valor de R$ 75,90. Os kits devem ser retirados no dia 21 (sábado), das 10h às 17h, na Decathlon da Avenida Pereira Barreto. Os inscritos que não conseguirem comparecer para retirar pessoalmente podem autorizar um representante, que terá de apresentar comprovante de inscrição/pagamento realizado e confirmado, assim como cópia do documento do atleta e termo de responsabilidade. 

A corrida faz parte das ações implementadas pela gestão Marcelo Lima desde 2025 com o objetivo de ampliar políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência e TEA, inclusive por meio do esporte. “Esse evento é um ato de conscientização e valorização das pessoas com deficiência. É também um convite ao cuidado com a saúde, já que o movimento ativa o corpo e promove bem-estar físico, mental e emocional. A inclusão é uma das prioridades do nosso governo, tanto que já criamos, por exemplo, a Rota do Emprego PCD, a Oficina Ortopédica Itinerante (conserto de cadeiras de roda e outros equipamentos) e o Passaporte da Inclusão (que garante acesso gratuito nos parques)”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

VISIBILIDADE – A primeira edição reuniu em torno de 1.200 pessoas e marcou um momento histórico para São Bernardo, pois, pela primeira vez, pessoas com deficiência foram protagonistas naquela prova inédita, e não apenas convidadas a participar da atividade.  Para a secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência, Joyce Quintino, “cada passo, cada giro de cadeira, cada respiração carregava uma mensagem clara: inclusão se faz na prática”. “A Corrida Inclusão em Movimento nasceu com um propósito muito maior do que cruzar uma linha de chegada. Nasceu para romper barreiras, ocupar espaços e mostrar que movimento é direito de todos. Mais do que uma corrida, é um ato de conscientização e valorização das pessoas com deficiência”, pontuou Joyce.

A expectativa para segunda edição é superar o número de participantes da primeira, principalmente pelos números registrados até agora. “Esperamos mais participantes PCDs, mais histórias sendo escritas e mais consciências despertadas. E a resposta da comunidade mostrou a força desse movimento: as vagas gratuitas destinadas a pessoas com deficiência se esgotaram no primeiro dia de inscrição. Um sinal claro de que quando há acesso, respeito e oportunidade, a participação acontece”, disse Joyce. “Não é sobre velocidade, é sobre pertencer, sobre visibilidade. É sobre entender que uma cidade verdadeiramente inclusiva é aquela que caminha ou corre junto com todos”, concluiu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.