VAI-VAI TERÁ CARRO EM HOMENAGEM ÀS MULHERES METALÚRGICAS DE SÃO BERNARDO NO CARNAVAL

A escola de samba paulistana Vai-Vai irá homenagear, neste ano, a cidade de São Bernardo como tema do desfile de carnaval, que acontecerá no dia 13 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Com o samba-enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heróico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”, a escola irá contar a história, a industrialização e a resistência do povo, passando pela indústria, pelo cinema, pelos imigrantes e pelos trabalhadores da região.
Uma das novidades do desfile será um carro alegórico que irá representar, em parte, as mulheres que atuam nas montadoras do setor metalúrgico da cidade. O carro cênico, com o nome de “Carro das Montadoras”, contará com a participação de 18 mulheres do município, que farão uma apresentação cênica inspirada em uma fotografia de mulheres trabalhando nas montadoras, além de uma coreografia ligada às greves do setor nos anos 80.
Entre as participantes estão a secretária da Mulher de São Bernardo, Sandra do Leite; a presidente da Comissão das Mulheres da OAB, Dra. Carmela; a Dra. Débora Rocha, da OAB de São Bernardo; a diretora do Colégio Baeta Neves, Patrícia Regiane; a presidente da Creche Shekinah, Suel de Mello; além de professoras e instrutoras de zumba da região, como Eleane, Jéssica Freitas e Débora Barachio, entre outras.
“Nós estamos nos sentindo privilegiadas por poder representar as mulheres trabalhadoras de São Bernardo, que são responsáveis por grande parte da movimentação da cidade”, afirma a secretária da Mulher do município, Sandra do Leite, à TV SBC. Além deste carro, a Vai-Vai contará com a participação de outros moradores da cidade no desfile de carnaval.
TEMA DO DESFILE
O enredo escolhido para o carnaval deste ano destaca a trajetória de um povo marcado pela industrialização e pela resistência. A proposta aborda a história de São Bernardo, passando pelo desenvolvimento do setor metalúrgico, pelo cinema, pela presença dos imigrantes e pela luta dos trabalhadores, que ajudaram a construir a identidade da cidade ao longo das décadas.
