VENDAS DE VEÍCULOS CRESCEM 6% EM JANEIRO E ALCANÇAM NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

VENDAS DE VEÍCULOS CRESCEM 6% EM JANEIRO E ALCANÇAM NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

O mercado automotivo brasileiro iniciou 2025 em alta. Em janeiro, foram vendidos 171,2 mil veículos automotores, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024. Este é o terceiro ano consecutivo de aumento nas vendas no primeiro mês do ano, atingindo níveis semelhantes aos registrados antes da pandemia de covid-19.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que também apontou crescimento na produção de veículos, que chegou a 175,5 mil unidades, um aumento de 15,1% em relação a janeiro de 2024.

EXPORTAÇÕES EM ALTA

O avanço na produção está diretamente ligado ao aumento das exportações, que somaram 28,7 mil unidades, um salto de 52,3% na comparação anual. Já as importações também cresceram, chegando a 39,3 mil unidades, um aumento de 24,8%.

Nos últimos anos, a participação dos veículos importados no mercado interno tem aumentado significativamente. Em janeiro de 2022 e 2023, eles representavam 14,3% das vendas. Em 2024, a participação subiu para 19,5%, e em 2025, atingiu 23%.

IMPACTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO

Apesar dos números positivos, o setor enfrenta desafios. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima e Leite, alertou que a alta dos juros e a valorização do dólar no final de 2024 impactaram os custos de produção. No entanto, o repasse desses custos ao consumidor dependerá da estratégia comercial de cada fabricante.

“Sem dúvida, as empresas tiveram um aumento de custos de produção nesses últimos dois meses, influenciado pelos juros e pelo câmbio. Mas se isso será repassado ao consumidor, depende de cada montadora”, explicou.

#MercadoAutomotivo #VendasDeVeículos #saobernardo

Com informações da Agência Brasil e foto Freepik

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.