VILA SÃO JOSÉ REPRESENTA SÃO BERNARDO NA FINAL DA TAÇA DAS FAVELAS 2025

A grande final da Taça das Favelas São Paulo 2025 está marcada para o sábado, dia 30 de agosto, na Mercado Livre Arena Pacaembu, com acesso ao público a partir das 12h. A decisão da competição, realizada pela CUFA e produzida pela InFavela, acontecerá pelo segundo ano consecutivo em um dos palcos mais emblemáticos do futebol, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
A final feminina abre o espetáculo, às 14h. Campeã em 2024 e representante da zona leste da capital, Cidade Tiradentes pode se tornar a primeira bicampeã da competição. Do outro lado, o Michihisa Murata, da Brasilândia, que saiu da Série B e foi crescendo ao longo da competição, agora vai em busca do seu primeiro título. As finalistas vão disputar o troféu Alaíde Maria da Conceição, figura importe na história da CUFA.
No masculino, a decisão começa às 15h50. Um dos campeões das cidades também vai erguer o título estadual, um feito inédito. Vila São José, de São Bernardo do Campo, e Favela da 13, de Guarulhos, disputam o troféu Nivaldo Barreto, uma homenagem ao pai do presidente da CUFA São Paulo, Marcivan Barreto.
Neste ano, a competição também reforça seu compromisso com a luta antirracista, por meio da campanha “Racismo não é falta, é crime”. A iniciativa foi destacada ao longo de toda a edição com ações de conscientização dentro e fora de campo, reafirmando o papel da Taça das Favelas como um instrumento de transformação social e combate às desigualdades. Mais do que formar atletas, o torneio forma cidadãos e cidadãs atentos aos seus direitos e à importância do respeito.
“A Taça das Favelas é um movimento de identidade e protagonismo que gera transformação social através do esporte. É isso que temos reforçado com essa campanha contra o racismo, desenvolvendo uma conduta cidadã. E, ao realizar a final em um palco histórico, reunindo as favelas em uma grande confraternização e dando visibilidade para os nossos craques, conseguimos mostrar toda nossa potência”, expressou Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.
Durante as partidas, será aplicada a regra dos 2 minutos, que prevê que em caso de ficar no chão e demorar a se levantar, resultando na paralisação do jogo, o atleta ficará 2 minutos fora de campo para receber o devido atendimento médico e assegurar sua integridade. Se o jogador não precisar de atendimento, também ficará de fora 2 minutos pela tentativa de ludibriar a arbitragem e atrasar o andamento da partida.
A disputa pelo título, feminino e masculino, será transmitida ao vivo na TV Globo. Os jogos terão duração de 30 minutos por tempo e, em situação de empate, a favela vencedora será definida nos pênaltis.
A Taça das Favelas São Paulo 2025 é realizada pela CUFA, Ministério do Esporte e Governo Federal, em cooperação da UNESCO e produção da InFavela, do grupo Favela Holding. Conta com Patrocínio Master de Agibank, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Friboi e Grupo R1; Ouro de Favela Seguros, MAG Seguros e Vai Voando; Prata de Assaí Atacadista; Bronze de Eternit e Vivaz Residencial; Apoio Institucional da Prefeitura de São Paulo, Gol e Mercado Livre Arena Pacaembu; Promoção de TV Globo, Eletromidia, Comunidade Door e Jornal Empoderado; E apoio de FSB Holding e DFM Advocacia e Consultoria.
Serviço:
Final da Taça das Favelas São Paulo 2025
📅 Data: Sábado, 30 de agosto
🕛 Abertura dos portões: 12h
📍 Local: Mercado Livre Arena Pacaembu
📺 Transmissão ao vivo: TV Globo
Finais:
⚽ Feminino – 14h
Cidade Tiradentes x Michihisa Murata (Brasilândia)
⚽ Masculino – 15h50
Vila São José (São Bernardo do Campo) x Favela da 13 (Guarulhos)