VILA VIVALDI GANHA NOVO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E HORTA AGROECOLÓGICA EM SÃO BERNARDO

Os moradores da Vila Vivaldi, em São Bernardo, passaram a contar com um novo espaço de convivência e bem-estar a partir deste domingo (2/11). A Transpetro, subsidiária da Petrobras, entregou uma área revitalizada na Rua Cachoeira, altura do número 23, com apoio da Prefeitura. O local agora abriga uma horta agroecológica voltada à produção de hortaliças e ervas medicinais, além de atividades de educação ambiental.
O terreno, situado nas chamadas Faixas de Duto, era anteriormente utilizado como jardim e para pequenos cultivos. Com a reestruturação, a área será administrada com o suporte da ONG Motirô, de São Bernardo, que contribuirá na produção de alimentos para doação. A iniciativa integra as ações do município voltadas à segurança alimentar e à sustentabilidade.
Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Matheus Graciosi, a gestão municipal tem como meta valorizar agricultores urbanos e ampliar hortas e espaços de compostagem em bairros e escolas. “O objetivo é reconhecer os diversos agricultores que já atuam no município e multiplicar essas ações com apoio de parceiros como a Transpetro”, explicou.
Durante a cerimônia de entrega, o presidente da Transpetro, Sergio Bacci, destacou que além do aspecto social, a medida também contribui para a segurança na região. “Essa área registrou, em 2019, um caso de derivação clandestina de dutos, o que representa risco para a população e o meio ambiente. Com iniciativas como essa, nos aproximamos da cidade e reforçamos a proteção das Faixas de Duto”, afirmou.
Em outubro, outro espaço de lazer foi inaugurado na Vila São Pedro, também com apoio da Transpetro e da Prefeitura, com academia ao ar livre, brinquedos e bancos para socialização.
#sustentabilidade #hortaurbana #saobernardo

