VISITA AO MUSEU DO FUTEBOL DESPERTA SONHOS EM JOVENS DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO

VISITA AO MUSEU DO FUTEBOL DESPERTA SONHOS EM JOVENS DA FUNDAÇÃO CASA DE SÃO BERNARDO

Imersão na história do esporte inspira adolescentes em medida socioeducativa a refletirem sobre o futuro

Cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA São Bernardo I visitaram, na última sexta-feira (11/4), o Museu do Futebol, em São Paulo, e vivenciaram uma experiência enriquecedora na história e na cultura do esporte mais popular do país. A atividade proporcionou um momento marcante de conexão com o futebol, promovendo reflexões sobre identidade, superação e futuro.

Durante o passeio, os adolescentes exploraram duas exposições: a mostra permanente “Novo Museu do Futebol” e a exposição temporária “Vozes da Várzea”. Reformulada recentemente, a principal exposição oferece salas interativas como a “Dança do Futebol”, onde os visitantes podem relembrar lances históricos, e “Raízes do Brasil”, que traça a relação entre o futebol e a formação cultural do país.

Os jovens também passaram pela “Sala Pelé”, em homenagem ao eterno “Rei do Futebol”, e pelo “Almanaque da Bola”, que aborda temáticas contemporâneas, como racismo, diversidade e inclusão. A trajetória do futebol feminino é retratada na “Sala das Copas”, com destaque para a craque Marta, apresentada em um vídeo interativo que emocionou os participantes.

A exposição temporária “Vozes da Várzea” evidenciou o protagonismo do futebol amador nas periferias brasileiras. Com camisas de clubes de várzea, troféus, objetos históricos e painéis interativos, a mostra valoriza o esporte como ferramenta de convivência, pertencimento e inclusão social.

“Muitos dos nossos jovens cresceram com o futebol presente em suas vidas. Ao se verem representados nas exposições, eles resgatam lembranças e percebem que podem sonhar, de novo. É um estímulo para refletirem sobre suas escolhas e acreditarem em novas possibilidades”, destacou a diretora do CASA São Bernardo I, Shirlei Claudino da Silva.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, também ressaltou o valor pedagógico da ação. “O Museu do Futebol é um espaço que vai além da história do esporte — ele promove o debate, a memória e a transformação. É uma oportunidade para que os adolescentes se conectem com experiências positivas e projetem um futuro diferente”, afirmou.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.