VOCÊ CONHECE A CICLOVIA QUE PASSA POR SÃO BERNARDO E LIGA CAPITAL AO LITORAL?

Pouco conhecida fora do meio dos ciclistas, a Rota Márcia Prado é um percurso cicloviário que liga São Paulo a Santos, passando por São Bernardo do Campo, Cubatão e pelo Parque Estadual da Serra do Mar. O trajeto leva o nome de Márcia Regina de Andrade Prado, ciclista que morreu em janeiro de 2009, após ser atropelada por um ônibus na Avenida Paulista, poucos dias depois de participar de uma descida coletiva da capital ao litoral.
Como parte dessa rota, em julho de 2024 foi entregue um trecho de 5 quilômetros de ciclovia na Pista Norte (sentido capital) da Rodovia dos Imigrantes, entre o km 38 e o km 42,9, além de uma passarela na altura da Interligação Planalto. A obra foi realizada pela Ecovias, concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, atendendo a pedidos antigos de ciclistas e garantindo mais segurança ao longo do caminho que conecta a capital ao litoral.
O acesso à ciclovia é feito pela Estrada do Capivari, no km 38 da rodovia. No local, foi construída uma escada com rampa lateral, possibilitando a chegada de bicicletas com mais segurança. Já no km 41, a passarela na Interligação Planalto permite a travessia sem risco. Em toda a extensão, barreiras de concreto separam veículos e bicicletas.
O trecho sob concessão da Ecovias termina no km 42,9, próximo ao antigo Rancho da Pamonha. A partir dali, o trajeto segue pelo Parque Estadual da Serra do Mar em direção a Santos.
📷 Confira as imagens