Com o início do período letivo na rede municipal de São Bernardo, as unidades escolares passaram a contar com reforço da Guarda Civil Municipal (GCM) por meio da Diária Especial de Segurança Escolar (Dese). A iniciativa da Prefeitura amplia a presença de agentes nas EMEBs ao longo de 2026, com foco em prevenção e resposta rápida a situações de risco envolvendo alunos, educadores e famílias.

A ação prevê rondas internas e no entorno das escolas, monitoramento de acessos, acompanhamento das imagens das câmeras de segurança e fiscalização dos horários de entrada e saída dos estudantes. O trabalho é realizado em parceria com as direções das unidades, o que contribui para maior agilidade no atendimento de ocorrências.

Moradora da Vila Euro, na região do Assunção, Malu Meireles, avó de aluno da EMEB Guilherme de Almeida, relatou maior tranquilidade ao identificar a presença da GCM na entrada da escola durante a saída dos estudantes.

Instituída pela Lei Municipal nº 7.202, a Dese permite que guardas civis municipais atuem de forma voluntária em seus dias de folga, ampliando a cobertura da GCM no ambiente escolar. Com a adesão dos agentes, todas as unidades da rede municipal são atendidas pelo programa.

Além das ações preventivas, os guardas orientam estudantes, acolhem demandas e mantêm diálogo com professores e gestores. Segundo o GCM 3ª Classe José Diniz, a presença diária favorece o acompanhamento da rotina escolar e auxilia na prevenção de conflitos.

Os agentes que integram a Dese passam por capacitação específica, com treinamento em mediação de conflitos, direitos da criança e do adolescente, atendimento humanizado e técnicas de prevenção.

Para o prefeito Marcelo Lima, a iniciativa contribui para ampliar a segurança nas escolas e oferecer mais tranquilidade às famílias durante o período letivo.

#educacao #segurancapublica #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.