“ZONAS DE SOMBRA”: EXPOSIÇÃO ECOSSOCIAL EM CARTAZ NA PINACOTECA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

“ZONAS DE SOMBRA”: EXPOSIÇÃO ECOSSOCIAL EM CARTAZ NA PINACOTECA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

São Bernardo do Campo, 1º de junho de 2023 – A exposição “Zonas de Sombra” permanece aberta ao público até o dia 11 de agosto, na Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo. Sob a curadoria de Allan Yzumizawa, Horrana de Kássia Santoz e Jurandy Valença, a exposição reúne obras de nove artistas que visam provocar reflexões sobre a urgência de questões climáticas e ecossociais.

“Zonas de Sombra”, um projeto idealizado pelos artistas visuais Aline Moreno e Jeff Barbato, foi contemplado pelo ProAc Expresso Direto de 2021 e tem o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e da Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

As obras expostas foram selecionadas por sua habilidade de estimular o debate sobre a destruição ecológica, prognósticos de futuro, a perda da memória e outros temas que permeiam o campo da geologia, da natureza e sua preservação. São peças que levantam discussões relevantes sobre o meio ambiente, colocando em destaque os desafios e desequilíbrios que o nosso planeta enfrenta.

As reflexões propostas pelos curadores são baseadas nas pesquisas de seus respectivos trios de artistas. As obras exploram a relação do homem com a terra, o extrativismo, a especulação imobiliária em detrimento ao cultivo do solo, entre outros temas.

Obras de artistas como Gustavo Prata, Juliana Brandão e Licida Vidal, selecionados pela curadora Horrana de Kássia Santoz, buscam refletir sobre a subjetividade individual em meio ao excesso de informações e referências de uma cidade como São Paulo, além de explorar a reconexão do ser humano com a natureza.

Aline Moreno, Elton Hipólito e Gina Dinucci, cujas obras foram escolhidas pelo curador Jurandy Valença, abordam questões pessoais e políticas, destacando a “zona de sombras” que existe além do obstáculo geológico, num jogo de luz e sombra, o chiaroscuro.

A exposição é gratuita e conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual por meio de audiodescrição das obras. Também haverá um seminário online durante a mostra, e um catálogo será distribuído gratuitamente ao final da exposição para preservar sua memória.

Serviço

Exposição: “Zonas de Sombra”
Período: Até 11 de agosto de 2023.
Horários: Terças, das 9h às 20h; quartas às sextas, das 9h às 17h. Aberto no último sábado de cada mês.
Local: Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo – R. Kara, 105 – Jardim do Mar
Ingressos: Entrada gratuita.
Mais informações: instagram.com/zonasdesombra

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo